Após uma longa espera, o Volkswagen Tiguan Allspace finalmente retornou ao Brasil, agora com o visual reestilizado que foi lançado no México (onde é produzido) em 2021. A fabricante repensou a estratégia para o SUV médio de 7 lugares, passando a apostar em somente uma versão, a R-Line, com motor 2.0 turbo e custando nada menos que R$ 278.990.

Na hora de renovar o Volkswagen Tiguan Allspace, a marca foi atrás do estilo usado por outros SUVs, deixando de lado aquela grade retangular para adotar o visual mais parecido com o do Taos. Ainda recebeu uma linha de LED na parte central, outro elemento muito usado pela empresa em seus últimos lançamentos. O para-choque também foi redesenhado, com uma imitação de entrada de ar nas extremidades. Do outro lado, está com um para-choque novo.

A chegada do Taos no mercado norte-americano fez com que o Tiguan ficasse mais equipado para afastar-se do SUV menor. Está com rodas de 19 polegadas diamantadas, controles de estabilidade e tração, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, park assist, central multimídia Discovery Media com tela de 8 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera de ré, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, ar-condicionado digital de três zonas, freio de estacionamento eletrônico, carregador wireless para smartphones e mais.

A Volkswagen destaca que o controle de cruzeiro adaptativo e o sistema de manutenção de faixa trabalham em conjunto, permitindo que o carro rode quase sozinho em estradas. Porém, o motorista deve manter as mãos no volante e ficar atento, caso o sistema desative por algum motivo, como acontece com outros veículos com uma tecnologia semelhante. Tem somente um opcional, que é o teto solar, por R$ 10 mil.

Volkswagen Tiguan Allspace 2024

Para quem gostava do Tiguan por conta da sua potência, vem aí a má notícia. O motor 2.0 TSI EA888 ainda equipa o SUV médio, porém não mais na configuração 350TSI que era compartilhada com o Golf GTI anterior. Ou seja, não tem mais 220 cv e 35,7 kgfm. No seu lugar, está uma versão de 186 cv e 30 kgfm, os mesmos números das unidades vendidas nos EUA e México. Trabalha sempre com uma transmissão automática de 8 marchas. Também perdeu a tração integral 4Motion, tendo tração apenas dianteira. A Volkswagen diz que a mudança foi feita para que o carro pudesse atender às normas de emissões e ruídos no Brasil.

O Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 2024 já pode ser reservado em qualquer uma das concessionárias da marca no Brasil. A fabricante ainda não revelou quando as primeiras unidades serão entregues. Por R$ 278.990, acaba sendo mais caro do que muitos de seus rivais. O Jeep Commander custa R$ 251.690 na versão Limited 1.3 turbo, enquanto o Caoa Chery Tiggo 8 é vendido por R$ 189.990, ou R$ 239.990 na versão híbrida plug-in.


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