O fim do up! no Brasil foi estranho. O anúncio do fim da produção ocorreu no início de abril de 2021, três meses após a Volkswagen ter apresentado a linha 2021 com uma bizarra solução de reduzir a capacidade do carro de 5 para 4 lugares, evitando ter que adaptar um cinto de três pontos para o quinto elemento.
Mas, aparentemente, o destino do subcompacto já estava selado globalmente. A revista britânica Autocar afirmou que a produção do up! na fábrica da Volkswagen em Bratislava, na Eslováquia, foi encerrada. A última unidade teria deixado a linha de montagem e encerrou um ciclo de 12 anos no mercado europeu. Por lá, o carro chegou em 2011 como substituto do Fox que era exportado do Brasil para lá.
VW ID.2all
De acordo com a publicação, os planos da Volkswagen por enquanto são de deixar o Polo como modelo de entrada da empresa para a Europa. No entanto, executivos da VW já afirmara no passado que o Polo também poderia sair de linha em breve. Apesar de já ter versão elétrica, a e-up!, o up! deve ser substituído por um novo carro de entrada elétrico, que deve se chamar ID.1. A expectativa é de que este modelo movido por baterias custe menos de R$ 100 mil na Europa. Já o Polo será sucedido pelo possível ID.2, que foi adiantado pelo conceito ID.2all.
Apesar de moderno para os padrões do seu segmento, o VW Up! cobrava por isso. Sempre usava o eficiente motor 1.0 de 3 cilindros, aspirado e turbo, e sempre se destacou pela alta eficiência energética e boa construção. Lançado em 2014, foi reestilizado em 2017 (como linha 2018), mas ficou realmente importante ao receber o 1.0 TSI e ficar conhecido pelo bom desempenho aliado ao baixo peso - além de sua famosa tampa preta. O modelo feito no Brasil era ligeiramente diferente do Europeu, sendo mais comprido, com maior porta-malas e tampa traseira de chapa, não de vidro.
Volkswagen Up! Connect 2020
Em dezembro de 2020, a Volkswagen divulgou o Up! 2021, em versão única, a Xtreme, e apenas com o motor turbo. Chamou a atenção pela homologação com apenas 4 lugares, já que a marca preferiu isso a adaptar o modelo ao uso do cinto de 3 pontos e encosto de cabeça para o passageiro central do banco traseiro. Apesar disso, pouco foi visto nas lojas ou nas ruas.
Com o problema de fornecimento de componentes e matéria-prima para a produção no final de 2020, a Volkswagen preferiu focar a produção de Taubaté (SP) no Gol e Voyage, veteranos que ainda tinham força principalmente nas vendas diretas. Além disso, a planta já estava sendo adaptada para a produção do Polo Track.
Fonte: Autocar
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