Exatamente 60 anos atrás, em setembro de 1963, Carlo Abarth surpreendeu os fãs do fofo 500 com uma versão de desempenho aprimorado. Seu 595 era baseado no Fiat 500 D, que vinha sendo fabricado desde 1961, que a partir de então, a fofura era coisa do passado.

O número homônimo é uma referência ao elemento central das medidas de ajuste da Abarth. O "mago da potência", nascido na Áustria e sediado em Turim, aumentou o deslocamento do Fiat 500 dos cerca de 500 padrão para 595 centímetros cúbicos. "Cinquecentonovantacinque", como diria o italiano. Isso aumentou a potência de cerca de 17 cv para 27 cv.

O aumento da potência em mais de 50%, no entanto, exigiu medidas mais abrangentes do que simplesmente perfurar os dois cilindros de 67,4 para 73,5 milímetros de diâmetro. Abarth também projetou um novo bloco de motor, instalou um cárter de óleo de alumínio com melhores propriedades de resfriamento, aumentou a compressão com pistões especiais, instalou um carburador maior e poliu as portas de admissão e escape. Ele também tornou o motor mais ágil com molas de válvula mais duras e um eixo de comando de válvulas "afiado".

Fiat Abarth 595 SS

Fiat Abarth 595 SS

Fiat Abarth 595 SS

Fiat Abarth 595 SS

Externamente, o Abarth 595 difere apenas ligeiramente do Fiat 500 D padrão. O emblema característico do escorpião na frente do carro ainda é a característica mais marcante. As letras cromadas com os números 595 e as palavras "World Champion" como referência aos recordes mundiais alcançados pela Abarth, bem como instrumentos específicos, só são perceptíveis em um contato mais próximo. O sistema de escapamento esportivo "Record Monza" com tubo de escape duplo, por outro lado, não pode ser ignorado. Com uma velocidade máxima de 120 km/h - a velocidade padrão era de 95 km/h - o Abarth 595 surpreendeu muitos sedãs maiores na época.

Em outubro de 1963, Abarth exibiu o modelo 595 no Salão do Automóvel de Turim. Sendo um homem de negócios inventivo, ele ofereceu a cada visitante do salão um voucher para um test drive. A iniciativa foi tão bem-sucedida que logo foi produzido o número de carros Abarth 595 necessários para as corridas.

Fiat Abarth 595 SS und Fiat Abarth 695 SS

Como um desenvolvimento posterior do 595, Carlo Abarth apresentou o modelo 695, ainda mais potente, no Salão do Automóvel de Genebra, em março de 1964. Ao mesmo tempo, a Abarth expandiu sua linha para incluir kits de ajuste com os quais qualquer mecânico talentoso poderia transformar um Fiat 500 em um Abarth.

Assim como o Abarth histórico, a linha de modelos atual é baseada em carros Fiat de produção. O novo Abarth 500e é o primeiro veículo movido a eletricidade da marca com o escorpião em seu brasão. O Abarth 595 de 165 cv e o Abarth 695 de 180 cv, por outro lado, têm um motor turbo a gasolina de 1,4 litro sob o capô. No Brasil, há o Pulse Abarth, de 185 cv, e em breve, o Fastback Abarth, ambos com o 1.3 turbo.

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