Previamente apresentado em outubro do ano passado, o todo-novo Prologue 2024 acaba de ser finalmente oficializado pela Honda. Desenvolvido dentro do projeto estratégico de eletrificação da marca, o modelo foi concebido como um EV dedicado e toma como base a plataforma Ultium da General Motors (a mesma adotada pelo Chevrolet Blazer EV e Cadillac Lyriq).

Projetado pelo Honda Design Studio em Los Angeles, o Prologue fica posicionado acima do CR-V e ao lado do Passport, mas com proposta EV totalmente dedicado. Ou seja, foi pensado desde o princípio para eletrificação completa e desenvolvido com parâmetros dinâmicos e técnicos característicos de EVs. Dessa forma, terá unicamente propulsão elétrica e não contará com versões a combustão.

Honda Prologue 2024 - Oficial

As linhas têm identidade de design classificada pela marca como "neo-robusto" e, apesar da plataforma compartilhada com o Blazer EV, seguem caminho próprio. Destaque para os faróis integrados à grade na dianteira, lanternas horizontalizadas e interligadas e rodas de 21 polegadas. Ainda na traseira, o grafismo "Honda" por extenso substitui o tradicional logotipo da marca.

É possível notar ainda o emblema "Elite" (referente ao nível do acabamento) e "AWD" (versão de tração integral com motor duplo). No geral, alguns devem notar soluções parecidas com o Range Rover Evoque.

O interior segue as mais recentes tendências da indústria, com painel formado por telas digitais e acabamento confeccionado com diferentes materiais. O painel de instrumentos, por exemplo, mede 11 polegadas, enquanto a tela do sistema de entretenimento é um pouco maior, com 11,3 polegadas. Os comandos do ar-condicionado, vale lembrar, não foram incorporados à tela e seguem operados por botões físicos (como prometeu a própria Honda).

Honda Prologue 2024 - Oficial

O Prologue 2024 chama atenção ainda pela enorme distância entre-eixos de 3.094 milímetros (a mesma do Blazer EV e comum em veículos elétricos dedicados). Para efeito de comparação dentro do próprio portfólio da Honda, o CR-V possui 2.701 mm e o Passport cerca de 2.820 mm. Em termos de comprimento, a Honda declara 4.877 mm, com largura de 1.989 mm e altura de 1.643 mm.

Mecanicamente, o Prologue terá versões com motor único ou duplo. Embora as especificações completas não tenham sido divulgadas, a versão com tração integral terá 292 cv e 46 kgfm de torque. No caso da configuração mais eficiente, a Honda estima que a bateria de 85 kWh fornece autonomia de 480 km – com tração nas quatro rodas e rodas maiores, o alcance cai para 418 km.

Honda Prologue 2024 - Oficial

A recarga em estação doméstica de 11,5 quilowatts leva cerca de 8 horas para atingir 100% da bateria. Um kit de carregamento portátil de 7,6 kW também estará disponível. Além disso, carregamento DC de 155 kW poderá ser realizado, neste caso sendo capaz de adicionar 107 km de autonomia em apenas 10 minutos. Já rivais como Hyundai Ioniq 5 e Volkswagen ID.4 realizam carregamento DC com 170 kW e 220 kW, respectivamente.

As vendas do Prologue serão iniciadas no ano que vem nos EUA. Já em 2025, a Honda promete ampliar o portfólio de elétricos com o lançamento de mais um modelo, neste cado desenvolvido em plataforma própria. Até 2024, a marca pretende atingir 100% de vendas de veículos com emissões zero.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com