Apresentado oficialmente no início de junho, o mais novo representante da Honda no mercado de SUVs emergentes começou a ser produzido em série na Índia. Batizado de Elevate, o modelo sai das linhas de montagem da fábrica de Tapukara, no Rajastão, e já começa a formar estoque para ter vendas iniciadas no país a partir de setembro.

Segundo a Honda, o Elevate tem aproximadamente 90% de conteúdo local e divide espaço na planta com os sedãs City e Amaze. A partir da Índia, a marca espera atender o mercado interno e enviar unidades para destinos de exportação. O ritmo de produção será de aproximadamente 8.000 unidades mensais.

Honda Elevate 2024

Baseado na plataforma do sedã City, o Elevate mede 4.312 mm de comprimento, 1.790 mm de largura, 1.650 mm de altura e 2.650 mm de distância entre-eixos. Além disso, acomoda 458 litros de bagagem no porta-malas e possui 220 mm de distância do solo. Para efeito de comparação, o principal rival - Creta - mede 4.300 mm de comprimento, 2.590 mm de entre-eixos e 190 mm de distância do chão.

Na Índia, o Elevate será a arma da Honda para brigar com Hyundai Creta, Skoda Kushaq, Kia Seltos, Volkswagen Taigun (T-Cross local) e Toyota Urban Hyryder. Ou seja, fará o papel que em outros mercados, como o Brasil, cabe ao HR-V. Por lá, vale pontuar, HR-V nunca foi lançado e é considerado caro demais para os padrões locais. Para não ficar sem representante no concorrido segmento, a Honda desenvolveu o Elevate. 

Entre os principais equipamentos, o modelo conta com sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas, teto solar, painel de instrumentos semi-digital de 7 polegadas, carregamento sem fio para smartphones, integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, e câmera de estacionamento traseira.

Honda Elevate 2024

O pacote Honda Sensing adiciona ainda sistema de frenagem de mitigação de colisão, aviso de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de manutenção de faixa, aviso de saída de estrada e assistência automática de farol alto. O Elevate é, inclusive, um dos únicos da categoria a oferecer todos os recursos de assistência à condução.

Sob o capô, o motor 1.5 a gasolina compartilhado com o City rende 122 cv de potência e 14,8 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático do tipo CVT. O consumo divulgado é de 15,3 km/l no MT e 16,9 km/l no AT. Posteriormente, versões híbridas e:HEV serão adicionadas ao portfólio.

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