Há mais de uma maneira de melhorar a eficiência de um veículo elétrico e, embora a redução de peso seja a tarefa mais difícil de realizar, é rotineiro utilizar um formato mais elegante e orgânico para liberar um pouco a mais de autonomia. Por esse motivo, muitos dos carros elétricos atuais têm bordas arredondadas que resultam em formas ovaladas.

O gerente de design externo do Polestar 3, Nahum Escobedo, não é um grande fã da dependência excessiva da aerodinâmica para maximizar a autonomia. A Polestar é a divisão de performance elétrica da Volvo. Em uma entrevista com a revista australiana WhichCar, durante o lançamento local do Polestar 3, ele foi honesto sobre algumas das tendências atuais de design de carros.

Polestar 3 2023

Ele acredita que focar o máximo possível na aerodinâmica em detrimento de detalhes interessantes de design para aumentar a autonomia não é o caminho a ser seguido. Quando perguntado sobre o que o incomoda nos designs de carros, Escobedo respondeu: "A forma arredondada dos carros, que estão ficando quase em forma de batata, ou como uma jujuba, porque isso é perfeito para a aerodinâmica. Obviamente, queremos fazer algo diferente".

Outro problema é o excesso de iluminação ambiente: "Há tantas luzes em todos os lugares que me sinto como se estivesse em uma Las Vegas em miniatura! Tantos botões, tantas luzes: isto é roxo, isto é verde, isto é laranja." Ele continuou dizendo que os fabricantes de automóveis também estão exagerando na parte externa, referindo-se a alguns carros como "luzes de Natal na rua".

Durante a mesma entrevista, Escobedo mencionou que a montadora, de propriedade da Geely, não colocará emblemas enormes em seus carros, pois o objetivo é fazer com que o design diga que se trata de um Polestar em vez de um "rótulo enorme". Em outras palavras, a marca de veículos elétricos sediada em Gotemburgo não está interessada em criar designs espalhafatosos para que todos saibam qual a fabricante. A Polestar tem alguns modelos interessantes no horizonte, principalmente o 5, um elegante gran tourer de quatro portas, que será lançado no próximo ano, e o roadster  6, de tiragem limitada, previsto para 2026.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com