Anunciada em teaser no último mês de agosto, a primeira minivan da história da Volvo começa a ter detalhes do design revelados. Batizada de EM90, a MPV vem sendo descrita como "sala de estar escandinava em movimento" e chegará ao mercado em novembro, com apresentação marcada para o dia 12. Desde já, projeção do site Kolesa.ru mostra detalhes e fornece ideia geral de como será a minivan.

Na dianteira, o destaque ficará por conta do alinhamento aos lançamentos mais recentes da Volvo, especialmente os SUVs EX90 e EX30. O esquema de LEDs dos faróis e para-choque refletirá a mais nova identidade da marca, enquanto a traseira terá lanternas em formato de T deitado com chamativa assinatura luminosa. Além disso, teasers já adiantaram que o logotipo da Volvo terá iluminação própria.

Volvo EM90 2024 - Projeção

Demais informações ainda são desconhecidas, mas rumores indicam que a EM90 poderá estar diretamente relacionada com a minivan Zeekr 009. O modelo já é vendido na China e, tal qual a Volvo, é de uma marca do grupo Geely. Ao que tudo indica, a estratégia aplicada será do tipo rebadge, ou seja, ação de vender um produto já existente com uma nova marca ou símbolo.

Levando em conta as medidas da Zeekr 009, esperamos por 5.209 milímetros de comprimento, 2.024 mm de largura e 1.867 mm de altura, além do enorme entre-eixos de 3.205 mm. Na China, a 009 é vendida com bancos nas configurações 2+2+2 ou 2+2 e pesa 2.830 quilos. A plataforma SEA é a mesma usada por Lotus Eletre e Polestar 5.

Motores elétricos duplos fornecem potência combinada de 534 cv e levam a minivan de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. A autonomia é de 822 quilômetros no ciclo chinês CLTC. A EM90 2024 terá o mesmo conjunto elétrico.

Zeekr 009

Zeekr 009 será base para EM90

O lançamento acontecerá inicialmente na China, onde o mercado de minivans do tipo é bastante promissor. Outras marcas de luxo ocidentais, como Lexus e Buick, já contam representação própria no segmento através dos modelos ML e GL8, respectivamente.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com