Segundo o chefe da Red Bull, o piloto da AlphaTauri Daniel Ricciardo deve retornar à ação na Fórmula 1 apenas no próximo mês, quando a categoria realizar a segunda edição do GP do Catar.

O australiano sofreu uma fratura no metacarpo durante o treino livre para o GP da Holanda, que o tirou daquela etapa e da prova em Monza no último fim de semana, devido à cirurgia.

Horner, cujo time liberou Ricciardo em empréstimo para a equipe-irmã, disse que a recuperação do australiano está indo bem, mas não acredita que ele estará presente na próxima rodada dupla, dos GPs de Singapura e do Japão.

"Certamente Singapura, mas não acho que tenha qualquer chance de que ele estará pronto até lá. O otimista seria Japão", disse Horner sobre a previsão para o retorno de Ricciardo. "Mas acho que a recuperação está indo bem, ele está com a mão imobilizada e em reabilitação".

"Quando vemos pilotos de moto apressando seus retornos, isso pode trazer ainda mais danos, então eu acho que queremos garantir que ele esteja 100% recuperado para voltar ao carro".

Em Zandvoort, a Red Bull chamou Liam Lawson para ocupar a vaga a partir do TL3. Em Monza, o neozelandês fez sua primeira etapa completa, terminando em 11º. Não há como comparar sua performance com a de Yuki Tsunoda, que abandonou ainda na volta de apresentação.

"Acho que ele fez um trabalho sólido hoje", disse Horner. "Não sei tão de perto sua corrida. Eles optaram por suas paradas, algo pouco convencional na estratégia de hoje. Então tenho que analisar após a prova, mas acho que ele se saiu bem".

"Acho que ele está animado para estar no carro em Suzuka, mas vamos tomar isso dia a dia, vendo como a recuperação se encaminha".

Ricciardo se acidentou ao tentar desviar de Oscar Piastri, da McLaren-Mercedes, que acertou o muro durante o treino na Holanda.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com