O desenvolvimento da reestilização de meia-vida do Creta continua sendo tocado a todo vapor pela Hyundai da Índia. Protótipos tem sido constantemente flagrados em testes e adiantam que o lançamento não deve demorar mais do que alguns meses para acontecer. De acordo com previsões da imprensa indiana, a predição na fábrica de Chennai será iniciada em janeiro e estreia oficial acontecerá em fevereiro.
Como já dito (e denunciado nos flagras), o facelift em questão não terá relação com a reestilização já aplicada no Creta vendido em mercados como Indonésia, Vietnã, África do Sul e Emirados Árabes Unidos. Na realidade, a Hyundai prepara para o SUV mudanças inéditas e que, além da Índia, devem chegar ao Creta comercializado em países como Brasil e China, onde o modelo ainda é vendido com o design original.
Pelo que já é possível notar, a inspiração para o facelift virá do grandalhão Palisade (SUV topo de linha da Hyundai que já foi confirmado para o Brasil). A dianteira será totalmente redesenhada e promete resultado estético bem mais acertado que o polêmico desenho atual. A grade será ampla e bem maior que a peça vista no Creta da Indonésia.
O para-choque também contará com moldes próprios e porção inferior exclusiva. Por sua vez, o conjunto de faróis terá o mesmo esquema de dois andares, mas novamente com diferenças nos LEDs.
A traseira também aparece bastante camuflada e, a julgar pelo nível dos disfarces, esconde mudanças importantes. Nesse sentido, tudo aponta para lanternas com novo formato e agora interligadas (ou seja, sem as repartições do Creta atual). Haverá ainda novos LEDs em formato de "H", setas dinâmicas e formato bem mais horizontalizado. Além disso, a tampa do porta-malas será redesenhada.
Mecanicamente, a Hyundai prepara novidades para alguns mercados. Na Índia, por exemplo, o modelo trocará o motor 1.4 turbo de 140 cv por um 1.5 turbo de 160 cv considerado mais eficiente. Já no Brasil, o Creta é vendido com motores 1.0 turbo de 120 cv e 2.0 aspirado de 167 cv. Com o facelift, fica a expectativa para adoção de propulsor turbo mais potente por aqui, especialmente nas versões de topo.
Como dito, o lançamento no mercado indiano será no início de 2024. O Brasil deve receber o modelo na sequência, a depender dos planos locais da Hyundai.
Fonte: The Car Show via Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil