Após a divulgação de teasers e informações preliminares, a Lexus oficializa na Europa o lançamento do crossover LBX 2024. Posicionado como opção de entrada no portfólio de SUVs da marca, o modelo chega ao mercado com a missão de enfrentar rivais como Audi Q2 e Mini Countryman. Na prática, sucede indiretamente o extinto hatchback CT e marca posição logo abaixo do UX.

Ao todo, o LBX mede 4.190 milímetros de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.545 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.580 mm. A plataforma usada é a conhecida TNGA do grupo Toyota, especificamente na configuração GA-B. Ou seja, é a mesma base do Yaris Cross vendido na Europa - modelo que não guarda relação com o SUV homônimo recentemente apresentado na Ásia e que em 2024 será lançado no Brasil.

Lexus LBX 2024

No design, o LBX chama atenção pelos faróis pontiagudos e bem integrados ao para-choque, além de lanternas interligadas na traseira com assinatura luminosa bastante chamativa. Laterais têm rodas com desenho chamativo de 18 polegadas como equipamento padrão, além de teto contrastante. A paleta de cores é bastante variada e inclui tons de bronze, azul, vermelho, cinza e branco.

No interior, o crossover tem painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas, head-up opcional e tela sensível ao toque de 9,8 polegadas. O sistema de entretenimento suporta tanto Apple CarPlay quanto Android Auto, mas apenas o primeiro tem conectividade sem fio. O sistema de som é da Mark Levinson e inclui 13 alto-falantes e subwoofer. No porta-malas, o modelo acomoda 332 litros.

Lexus LBX 2024

Sob o capô, o LBX conta sempre com conjunto mecânico híbrido. O powertrain é formado por motor 1.5 de três cilindros a gasolina associado com propulsor elétrico. A potência combinada é de 136 cv e o torque de 18,9 kgfm. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e capacidade máxima de reboque de 750 quilos. A tração pode ser dianteira ou integral. Ao todo, o modelo pesa 1.280 quilos.

O lançamento do LBX no Brasil ainda não foi confirmado, mas o trem-de-força híbrido certamente chegará por aqui. Será usado nacionalmente no Yaris Cross, que terá produção em Sorocaba (SP) a partir de 2024. Resta saber se por aqui a potência será a mesma.

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