O segmento de sedãs tradicionais parece ser um dos mais ameaçados pelas mudanças estruturais do mercado. De um lado, vem sendo diretamente atingido pelo avanço irrefreável dos SUVs. Do outro, sofre com a prioridade dada pelas grandes marcas para projetos de eletrificação. Na Nissan, dois modelos importantes estão com futuro ameaçado e poderão sair de linha nos próximos anos.

De acordo com reportagem recente da agência de notícias Automotive News, citando fontes internas, os veículos em questão são os modelos Versa e Altima. Ambos correm risco de sair de linha por volta de 2025 e não terão direito à nova geração. As vendas em queda e o encolhimento do segmento são apontados como fatores decisivos para o descontinuamento.

No caso do Altima, as vendas em 2022 somaram 139.955 unidades e fizeram do modelo o segundo mais vendido da Nissan nos Estados Unidos, atrás apenas do Rogue (186.480 exemplares). No acumulado de 2023, porém, os números caíram e já representam recuo de aproximadamente 19,6% - fato que pode ser acendido o alerta dentro da marca.

Por sua vez, o Versa vendeu em 2022 no mercado norte-americano apenas 13.396 unidades, sendo um dos últimos no ranking de emplacamentos da empresa. Em 2023, após lançamento da reestilização, o modelo reagiu e já soma 11.014 unidades acumuladas. Ainda assim, pode ser não ser o suficiente para garantir permanência no portfólio.

Ao contrário do Altima, que tem vendas concentradas nos EUA, o Versa tem alcance comercial global e vende bem em outros mercados (onde é chamado também de Sunny). Por conta disso, o fim de linha poderá acontecer apenas no mercado norte-americano, sendo mantida a oferta em países como Brasil, México e regiões da Ásia.

Nissan Altima (2023)

Procurada por Motor1.com, a Nissan divulgou nota. "Continuamos a investir no segmento de sedãs para oferecer aos nossos clientes carros de ótima aparência equipados com tecnologias convenientes, divertidas e que melhoram a segurança. À medida que aceleramos para realizar a visão Ambition 2030 da Nissan, temos muitos planos interessantes em desenvolvimento, mas não temos nada para compartilhar neste momento."

No ano passado, a Nissan tirou de linha nos Estados Unidos o Maxima, que ocupava o topo do portfólio de sedãs. Na época, rumores indicavam que o modelo seria substituído por inédito SUV ou modelo elétrico equivalente.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com