Thomas Schäfer, CEO Global da Volkswagen, disse em conversa exclusiva com Motor1.com Brasil durante o Volkswagen Group Night, evento que antecede o Salão de Munique, que o hot hatch elétrico será produzido no fim do segundo semestre de 2025. A partir de então, o modelo será enviado para mercados europeus. Quando questionado sobre o lançamento do ID. GTI no Brasil, o executivo disse que pode acontecer em 2026.

O ID. GTI pode ser considerada a encarnação elétrica do Golf. Durante toda a apresentação do modelo, a Volkswagen deixou claro que a inspiração foi o clássico modelo de 1976. Na parte interna, totalmente moderna e cheia de telas, será possível ter um gostinho das gerações anteriores do Golf GTI por meio da personalização do painel.

Identificação Volkswagen. Conceito GTI (2023)

"A produção já foi decidida como parte da nossa ofensiva elétrica. Continua a ser esportivo, tecnologicamente progressista e acessível, mas agora tem uma nova interpretação para o mundo de amanhã: elétrico, totalmente conectado e extremamente emotivo”, afirmou o executivo.

Também perguntamos se os amantes do Golf GTI, que adoram o ronco esportivo, ficarão satisfeitos com a novo modelo elétrico. Schäfer explicou que o novo ID. GTI elétrico está muito bem acertado, tanto em espaço interno quanto em performance. Para isso, a VW já trabalha na evolução da MEB, a qual será chamada de MEB+. Também haverá evoluções no pacote de baterias com o novo conceito Unified Cell.

Na Europa, o preço base do novo ID. GTI será na casa dos 30 mil euros. A venda no Brasil pode acontecer em 2026, como um substituto do Golf GTI, apesar do porte próximo ao do Polo e diversas referência aos dois modelos icônicos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com