Após a divulgação de flagras e informações preliminares, a Mini finalmente oficializa nesta sexta-feira (1º) a apresentação oficial das novas gerações de Cooper EV 2024 e Countryman EV 2024. A estreia virtual acontece agora, enquanto o lançamento público está marcado para os próximos dias no Salão de Munique, na Alemanha.
Começando pelo Cooper EV 2024, a Mini optou por aperfeiçoar a fórmula característica das gerações anteriores, atualizando as linhas sem fugir do padrão já tradicional. A dianteira exibe faróis arredondados (marca registrada desde a primeira geração), mas com nova assinatura luminosa e disposição interna de luzes. Além disso, a grade ficou mais integrada ao conjunto e para-choque recebeu novos elementos internos.
As laterais contam com maçanetas integradas à carroceria, consideradas mais funcionais do ponto de vista aerodinâmico (cx de apenas 0,28). É o mesmo padrão adotado também pelos lançamentos mais recentes da BMW. A carroceria de 2 portas, considerada clássica, foi mantida e segue em linha para agradar principalmente os consumidores de perfil mais purista. Na traseira, as lanternas ganharam formato revisado e peça preta fazendo a interligação.
No interior, a principal novidade fica por conta da ausência de quadro de instrumentos. A partir de agora, o Cooper EV 2024 concentra todas as informações do carro no head-up display perto do para-brisa. Além disso, a tela do sistema de entretenimento, redonda e com 9,44 polegadas, opera o sistema Mini Operating System 9, que foi desenvolvido internamente pela BMW a partir do software Android Open Source Project.
Aos interessados, o Cooper EV 2024 estará disponível nas versões Mini Cooper E e Mini Cooper SE. Na primeira, o motor elétrico entrega 183 cv e 29,5 kgfm de torque, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Na segunda, são 217 cv e 33,6 kgfm de força, com aceleração em 6,7 segundos.
A bateria de 40,7 quilowatts-hora montada no assoalho fornece 305 quilômetros de autonomia no padrão WLTP para o Cooper E, enquanto no Cooper SE o pacote de 54,2 kWh rende alcance de 402 km. A plataforma usada pela nova geração é a Spotlight EV, que foi desenvolvida pela BMW em parceria com o grupo GWM (dono das marcas Ora, Haval, Tank e outras). A produção está programada para começar na China ainda este ano.
Nesta nova geração, o Countryman EV mede 4.433 milímetros de comprimento, 1.843 mm de largura e 1.656 mm de altura. Na prática, é 130 mm mais longo e 60 mm mais alto que o antecessor. Assim como o Cooper, estará disponível em duas opções: Countryman E com 462 quilômetros de autonomia e motor elétrico de 204 cv e Countryman SE ALL4 com 433 km de alcance e 312 cv de potência.
O torque é de 25,5 kgfm e 50,3 kgfm, respectivamente. As baterias variam entre 54 kWh e 64 kWh. O Countryman básico acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e alcança 170 km/h de velocidade máxima, enquanto o modelo mais potente faz no tempo 5,6 segundos, com máxima de 180 km/h.
No interior, a pegada minimalista é a mesma do Cooper EV. Ou seja, ausência de quadro de instrumentos e tela digital OLED redonda de 9,44 polegadas sistema Mini Operating System 9. São exibidos desde velocidade de deslocamento até informações de navegação e status da bateria. O porta-malas acomoda 460 litros em posição normal e 1.450 litros com os bancos traseiro rebatidos. Toda produção será concentrada em Leipzig, Alemanha.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novos Mini Countryman SE ALL4 e Cooper S têm chegada confirmada ao Brasil
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Mini Countryman 2025 tem imagens registradas no Brasil
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Maior Mini da história, Countryman 2025 tem preço de R$ 195.000 nos EUA
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Novos Mini Cooper e Countryman estão confirmados para o Brasil em 2024