As vendas de veículos de passeio e comerciais leves na Argentina em agosto registraram o emplacamento de 36.614 unidades. Isso implica numa queda de 12,8% na comparação com o mês de julho, quando 41.973 unidades foram comercializadas no país vizinho. O acumulado do ano até agosto está em 301.468 unidades, o que representa uma alta de 12,4% sobre igual período de 2022.
De acordo com os nossos colegas do Motor1.com Argentina, fatores como a criação de novas taxas e a dificuldade de importação de veículos já está atrapalhando comercialização de carros e comerciais leves no país. Com 23.181 emplacamentos em agosto, o segmento de veículos de passeio sofre as maiores queda, com retração de 17,2% na comparação com julho.
Entre as marcas, a Toyota ainda liderou em agosto com 8.973 unidades emplacadas. Mas houve uma novidade: com 4.868 unidades comercializadas no mês passado, a Renault ultrapassou a Fiat (4.496) como a vice-líder no mercado Argentino. Também é curiosa a entrada da Iveco (667) na décima posição do ranking considerando também comerciais leves.
Posição | Marca |
Vendas em Agosto
|
1 | Toyota | 8.973 |
2 | Renault | 4.868 |
3 | Fiat | 4.496 |
4 | Volkswagen | 4.486 |
5 | Ford | 3.368 |
6 | Chevrolet | 3.277 |
7 | Peugeot | 3.170 |
8 | Nissan | 1.602 |
9 | Mercedes-Benz | 1.368 |
10 | Iveco | 667 |
Entre os veículos de passeio, o Fiat Cronos foi mais uma vez o carro mais vendido da Argentina no mês de agosto. O sedã é fabricado por lá e sofre menos com os obstáculos da economia argentina. Foram 4.159 unidades emplacadas no mercado argentino ao longo de agosto, ou quase a totalidade das vendas da Fiat por lá.
O segundo colocado foi o Peugeot 208. Enquanto no Brasil está prestes a receber o motor 1.0 turbo da Stellantis, por lá, também se aproveitou da produção argentina e emplacou 2.689 unidades. Ele foi seguido de perto pelo Toyota Etios, que saiu de linha, mas registrou 2.377 emplacamentos por lá em agosto.
Posição | Marca | Modelo | Vendas em Agosto |
1 | Fiat | Cronos | 4.159 |
2 | Peugeot | 208 | 2.689 |
3 | Toyota | Etios | 2.377 |
4 | Chevrolet | Tracker | 1.525 |
5 | Volkswagen | Taos | 1.154 |
6 | Toyota | Yaris | 1.104 |
7 | Toyota | Corolla Cross | 1.075 |
8 | Renault | Sandero | 1.060 |
9 | Renault | Stepway | 998 |
10 | Toyota | Corolla | 967 |
11 | Chevrolet | Cruze | 879 |
12 | Renault | Logan | 761 |
13 | Chevrolet | Onix | 541 |
14 | Toyota | Sw4 | 522 |
15 | Nissan | Kicks | 450 |
16 | Volkswagen | Polo | 412 |
17 | Renault | Kangoo II | 358 |
18 | Ford | Territory | 189 |
19 | Volkswagen | Nivus | 106 |
20 | Citroen | C4 Cactus | 100 |
O segmento de picapes médias é um dos maiores da Argentina e o mais representativo entre os comerciais leves por lá. O fato mais interessante é que, em agosto, a Ford Ranger de nova geração liderou a categoria ao emplacar 2.805 unidades. Com isso, superou a toda-poderosa Toyota Hilux, que teve 2.751 emplacamentos ao longo do mês de agosto. Mostrando mais uma vez que o mercado argentino é bem diferente do nosso, a terceira picape média mais vendida de lá em agosto foi a Volkswagen Amarok, com 2.591 unidades emplacadas. E todas são produzidas localmente.
Posição | Marca | Modelo | Vendas em Agosto |
1 | Ford | Ranger | 2.805 |
2 | Toyota | Hilux | 2.751 |
3 | Volkswagen | Amarok | 2.591 |
4 | Nissan | Frontier | 1.045 |
5 | Renault | Kangoo II | 1.008 |
6 | Mercedes-Benz | Sprinter | 647 |
7 | Renault | Alaskan | 395 |
8 | Peugeot | Partner | 358 |
9 | Citroen | Berlingo | 246 |
10 | Ford | Transit | 220 |
11 | Renault | Oroch | 207 |
12 | Fiat | Strada | 166 |
13 | Chevrolet | S10 | 142 |
14 | Iveco | Daily | 140 |
15 | Toyota | Hiace | 94 |
16 | Fiat | Toro | 78 |
17 | Ford | Maverick | 76 |
18 | Toyota | Etios | 67 |
19 | Chevrolet | Montana | 64 |
20 | Volkswagen | Saveiro | 44 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'