A situação econômica na Argentina anda cada vez mais complicada. Nossos colegas do Motor1.com Argentina relatam que, nos últimos meses, a chamada entrega garantida é o principal argumento utilizado pelos vendedores de planos de "ahorro" (espécie de consórcio) para prender seus clientes.

Porém, a proibição total de importações imposta há 50 dias pelo ministro da Economia e candidato à presidência daquele país, Sérgio Massa, está fazendo com que nem os planos de consórcio consigam mais honrar os compromissos de entrega dos veículos. Ainda assim, os clientes permanecem obrigados a continuar os pagamentos sem a certeza de quando, ou se, receberão os veículos.

Volkswagen Polo Trend - Argentina

Volkswagen Polo Trend - Argentina

Isso já estaria ocorrendo desde maio com a Fiat e a Jeep e agora também está acontecendo com a Volkswagen. A proibição é válida para a entrada de carros prontos e também de peças para carros montados na Argentina, o que agravou a situação das entregas de veículos naquele país.

Em um contexto de restrições e falta de estoque de 0km, muitas marcas, concessionárias e até mesmo algumas mídias passaram a recomendar a assinatura desses planos de ahorro com a promessa de acesso a um carro com "entrega garantida". As cartas que os poupadores desses planos estão recebendo agora confirmam que isso era uma mentira: eles estão presos ao compromisso financeiro de pagamento das prestações e as empresas não conseguem prometer a entrega.

Um dos clientes da Volkswagen na Argentina, que será identificado apenas como Marcos M., compartilhou o Motor1.com Argentina a carta que a Volkswagen Argentina divulgou nas últimas horas e que está copiada abaixo. 

CORRALITO-PLANES-AHORRO2

Vale lembrar que a grande maioria dos poupadores que estavam pagando as parcelas com a promessa de receber um Polo Trend havia originalmente assinado planos para comprar um Gol Trend. Após a descontinuação do Gol, a Volkswagen prometeu entregar um Polo Trend. Após o fim da produção do Polo Trend, a marca prometeu a eles um Polo Track. Agora, a Volkswagen admite que não pode sequer entregar o Polo Track. Esse modelo pode ser comprado à vista e on-line por lá, mas não está disponível para os clientes dos planos de consórcio na Argentina

Muitos dos clientes que recebem essa carta são, em sua maioria, compradores que já teriam sido contemplados no consórcio. Isso confirma outra das armadilhas do chamado sistema de "Plano de Ahorro": muitas concessionárias e vendedores de TV costumam usar os termos "allocation" (reserva) e "delivery" (entrega) como se fossem sinônimos. A carta da VW confirma que um poupador que tenha a reserva hoje não sabe claramente quando ocorrerá a entrega de seu carro.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com