Depois de aproximadamente sete anos de mercado na mesma geração, o Volkswagen Tiguan caminha para logo mais passar o bastão para linhagem sucessora. O modelo totalmente novo, já flagrado por diversas vezes em testes, será apresentado dentro de algumas semanas e representará importante evolução sobre o carro atual. Desde já, projeções adiantam o design e fornecem ideia geral do que está por vir.
Pelo que já é possível notar, os faróis serão mais alongados na horizontal e contarão terão maior integração com a grade. Nas laterais, destaque para novos vincos e linha de cintura alta, além das rodas com desenho bastante chamativo. Na traseira, o destaque ficará por conta das lanternas interligadas no padrão dos lançamentos mais recentes da Volkswagen.
Do ponto de vista mecânico, é certo que será adotada a versão mais recente de plataforma modular MQB. Assim como hoje, a gama de motores será composta por opções a gasolina e turbodiesel, além de opções híbridas para alguns mercados. Provavelmente, será última geração do Tiguan com propulsores tradicionais. A partir da próxima década, tudo indica que o modelo migrará totalmente para eletrificação.
A própria Volkswagen já adiantou que o Tiguan 2024 será 32 milímetros mais longo e 5 mm mais alto, enquanto a largura será mantida em 1.939 mm. O entre-eixos também será o mesmo, ficando em cerca de 2.681 mm. O porta-malas ganhará 33 litros e alcançará 648 litros de capacidade. No geral, a marca promete entregar ainda mais espaço para cabeças e pernas.
Painel do Tiguan 2024
No interior, o Tiguan 2024 terá central multimídia de 12,9 polegadas nas versões de entrada e de 15 polegadas nas mais caras. A Volkswagen já anunciou que irá instalar painel de instrumentos digital de 12,5 polegadas, head-up display de nova geração e tela OLED para controlar algumas funções, como tração integral 4Motion, volume e iluminação ambiente.
Haverá sempre espaço para 5 ocupantes, já que a versão de 7 lugares - batizada de Allspace - será descontinuada. Em nova estratégia, a Volkswagen irá transformar o chinês Tayron em um modelo global na próxima geração, tornando-se a opção de 7 lugares da empresa no segmento. Há rumores de que manterá o nome Tiguan nos Estados Unidos, recebendo uma variante cupê.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Volkswagen Tiguan L Pro estreia na China mais luxuoso que irmão europeu
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo Volkswagen Tiguan L Pro vaza e dá o tom do que virá no próximo Tayron
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen Tiguan Allspace 2024: SUV retorna ao Brasil com menos potência