Em outubro, a Renault revelará por completo o Kardian, seu SUV compacto que coloca a mira no Fiat Pulse e no que vier em um futuro próximo com o mesmo porte. Além do design revelado pelos registros e alguns flagras, o Kardian usou o Dacia Stepway como base, o que nos dá algumas dicas sobre como ele será.
Este segmento, que evolui dos hatches compactos aventureiros, ocupa uma posição abaixo dos SUVs compactos tradicionais, que acabaram crescendo e ficando mais caros com o passar dos anos. O Renault Kardian também estreará um motor 1.0 turbo, produzido no Paraná, que deve ganhar outros modelos do grupo, como o Nissan Kicks nos próximos anos.
Linhas de vidros e portas são semelhantes...
...aos do Dacia Stepway
Apesar dos testes com o Dacia Stepway, fontes já indicavam que não seria esse o carro. Porém, ele serviu como uma base para isso tudo, principalmente por usar a plataforma CMF-B, a modular da aliança, e também ter o porte que esperamos desse novo SUV. Temos que lembrar que seu concorrente não é muito maior que um hatch compacto.
Como referência, o Stepway europeu tem 4.099 mm de comprimento, o mesmo que o Fiat Pulse, com entreeixos de 2.604 mm, maior que os 2.532 mm do Fiat, isso se não tiver diferenças para mais no Renault por design de parachoques. Ou seja, se não mudar, o Renault poderá ter mais espaço interno que o Fiat de Betim (MG). No porta-malas, 328 litros no carro europeu, algo que não podemos confirmar nesse novo SUV por enquanto.
Lanternas são inspiradas nas do Captur europeu...
...com formato em C, mas invadem menos a tampa
Pelas imagens recentes dos registros e flagras do novo Kardian, a parte central é basicamente o Stepway - desenho dos vidros e portas são semelhantes, mudando alguns vincos na parte inferior e as porções dianteira e traseira para criar a identidade própria do SUV e o deslocar do Stepway. A dianteira tem faróis em duas partes e estilo mais robusto, como manda a cartilha de como fazer um SUV, mesmo que urbano. A traseira tem lanternas que nos levam ao Captur europeu, em formato de C.
Dacia Sandero Stepway, com elementos usados no nosso Duster e Oroch, deve ser grande inspiração do novo SUV
A motorização do novo SUV da Renault é, em partes, um mistério. Já se sabe sobre a produção de um 1.0 turbo no Paraná, mas existem duas variações que poderiam ser aplicadas por aqui. Na Europa, é utilizado o TCe 90 no Stepway, com 92 cv e 16,3 kgfm de torque, sem injeção direta. Mas na prateleira da Renault-Nissan há uma variação do HR10 com injeção direta, com cerca de 115 cv e 20,4 kgfm - segundo apuração da revista Quatro Rodas, o motor que está sendo testado por aqui e que faz mais sentido olhando os números dos concorrentes diretos da Fiat e VW. Na Europa, o Stepway usa um câmbio CVT, mas é possível que use um dupla embreagem por aqui.
Os registros nos mostram a central multimídia elevada. Podemos esperar um interior bem próximo ao Stepway europeu? Sim, principalmente por usar componentes que já são usados no Duster, produzido no Brasil, e que pode reduzir ainda mais os custos de desenvolvimento e produção. Apesar da apresentação em outubro, as vendas devem começar apenas em 2024.
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