A Volkswagen já está colhendo os frutos do novo Polo Track 2024, versão de entrada do hatch que teve a missão de ocupar o lugar do Gol nas lojas. Apesar da proposta de entrada e da diferenciação, na prática, o Track divide as atenções com o Polo MPI 1.0, a opção mais barata já com o mesmo visual atualizado do hatch compacto e alguns equipamentos a mais.
A Volkswagen anuncia o novo Polo Track 2024 por R$ 86.390. O carro traz apenas rádio com Bluetooth de série, mas um opcional de R$ 650 inclui a central multimídia com Android Auto e Apple Car Play, que equipado, o Polo Track sai por R$ 87.040. O Polo MPI 1.0 é tabelado a R$ 89.990, já com a multimídia. Equipados com a tela, a diferença é de apenas R$ 2.950.
A questão é que o Polo Track vai ao máximo no quesito economia para ter um valor competitivo para suprir a saída do Gol, enquanto o MPI ainda está integrado ao restante da linha Polo, com o mesmo visual. Além disso, a diferença de valor entre as duas, mesmo com a central multimídia equipando a versão de entrada, é praticamente a mesma de antes, quando até o rádio era opcional. Com essa movimentação da Volkswagen, qual é a diferença entre um Polo Track e um Polo MPI? E qual vale mais a pena?
A maior mudança visual entre o Polo Track e o Polo MPI é a dianteira, que traz uma grade com acabamento em colmeia mais larga, enquanto o para-choque é totalmente diferente, com uma entrada de ar bem maior e um friso preto que faz uma divisão exclusiva para a versão. Curiosamente, o estilo mais esportivo ficou para o Polo Track, cujo o sobrenome era usado até então em configurações com proposta aventureira. Segundo José Carlos Pavone, chefe de design da marca na América do Sul, o novo para-choque tem desenho que favorece o ângulo de ataque - e, de fato, o Polo reestilizado gosta de raspar em uma valeta.
O Polo MPI conta com uma grade mais estreita entre os faróis, com um friso superior na cor da carroceria. O preenchimento da grade tem aspecto mais fechado que o Polo Track, também mais limpo com detalhes verticais bem sutis. Como mencionamos no parágrafo anterior, a tomada de ar inferior é menor e com desenho composto por um friso em arco em “U” e preenchido por filetes horizontais. Só o Polo Track tem acabamento sem pintura aplicado nos retrovisores e maçanetas.
VW Polo MPI
Indo para os faróis, os do Polo Track têm quase o mesmo formato do Polo antes da reestilização, sendo bem diferente do Polo MPI 2023, que acompanha a grade e logo depois traz um recorte, contando ainda com iluminação full-LEDs e luzes DRL – algo que estará indisponível para o Polo Track, este com faróis de parábola simples e iluminação halógena. Em comum, ambos têm rodas de aço de 15 polegadas com calotas, que na versão Track são escurecidas e tem somente quatro parafusos (no MPI são cinco).
A traseira é a parte que menos mudou no Polo Track e o Polo MPI, já que ambos têm lanternas com máscara negra. O primeiro tem o emblema “Track” no lugar de “Polo” na tampa do porta-malas, enquanto o segundo tem para-choque com acabamento que imita uma dupla saída de escapamento. A região da placa, ao invés de usar a cor da carroceria como o Polo MPI, traz acabamento preto em preto e um maior recorte no para-choque.
VW Polo Track
Na paleta de cores, o Polo Track terá à disposição quatro cores: as sólidas Branco Cristal e Preto Ninja, e as metálicas Prata Sirius e Cinza Platinum. Já o Polo MPI tem todas essas e soma ainda o belo tom Vermelho Sunset – o mesmo do Gol Last Edition, Nivus e T-Cross.
O Polo Track e Polo MPI são parecidos em equipamentos, mas tem diferenças razoáveis que podem fazer o comprador balançar na hora da compra, sobretudo por conta da diferença de R$ 2.950. Assim, as duas versões têm de série em comum os quatro airbags, controles de estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico de diferencial, vidros dianteiros elétricos, ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas e rodas de 15 polegadas com calotas. A lista agrega ainda volante multifuncional, além de duas entradas USB. Vale lembrar que o Polo MPI não tem opcionais, enquanto o Polo Track traz o kit formado pela multimídia.
Por R$ 2.950 extras, o Polo MPI traz ainda de série os faróis de LEDs com iluminação diurna também em LEDs, frenagem automática pós-colisão, controle de pressão dos pneus, retrovisores e maçanetas na cor do veículo e computador de bordo com uma pequena tela monocromática entre os dois mostradores no painel.
A Volkswagen não inventou moda e conservou o já conhecido motor 1.0 MPI de três cilindros e de 12 válvulas, que fez sua estreia no mercado nacional lá atrás, no up!, e que agora equipa tanto o Polo MPI quanto a versão Track. Este conjunto mecânico rende 77 cv de potência com gasolina e 84 cv com etanol, enquanto o torque fica em 9,6 kgfm/10,3 kgfm (gasolina/etanol). O câmbio é sempre manual de 5 marchas.
A chegada do Polo Track é o começo de uma estratégia da Volkswagen para ter uma linha de entrada. Hoje, a diferença é de R$ 3 mil, mas o Polo MPI e Track podem acabar se afastando com o tempo, principalmente quando a novidade chegar nos concessionários. Por enquanto, o MPI é um jogo interessante se você conseguir gastar esse valor extra.
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