A Nissan levou quase 17 anos para substituir a geração anterior da Frontier anterior nos Estados Unidos. Lá, ficou quase duas década no equivalente à segunda geração oferecida no Brasil, a décima primeira globalmente. Enquanto aqui recebemos a décima segunda geração em 2017, nos EUA, ela estreou apenas em 2021 como modelo 2022.

A boa notícia para os estadunidenses é que o modelo atual não ficará tanto tempo em produção como a geração anterior. Isso não significa, porém, que a Nissan já esteja postergando o lançamento da próxima geração. A Automotive News informa que a Frontier atual para os EUA, diferente do Brasil, ficará em linha por mais tempo do que o planejado. De acordo com o cronograma original, a fábrica em Canton, Mississippi, deveria construir a picape até o ano modelo 2027. No entanto, a produção agora foi estendida até o ano de 2029.

A publicação teve acesso a um memorando de um dos fornecedores da Nissan que revela que a Frontier teve seu ciclo de vida prolongado em dois anos. O documento interno não especificou o motivo pelo qual o cronograma foi alterado, mas pode ter algo a ver com o cronograma de lançamentos de veículos elétricos. Um fornecedor citado pela Automotive News diz que a montadora japonesa quer evitar o lançamento de um veículo movido a combustão em um momento em que a produção de elétricos já estará em pleno andamento nos EUA.

Quando a Nissan comemorou 5 milhões de veículos fabricados na fábrica do Mississippi em outubro de 2022, ela também mencionou brevemente a produção de veículos elétricos. Como parte do plano Nissan Ambition 2030, um dos pontos principais é iniciar a montagem de elétricos na fábrica de montagem de veículos de Canton. Para que isso aconteça, um investimento de US$ 500 milhões abrirá caminho para os novos veículos elétricos da Nissan e da Infiniti, que sairão da linha de montagem por volta da metade da década atual.

O fornecedor mencionou ainda que a Frontier poderia aparecer no ano modelo 2030 como uma picape puramente elétrica, mas um porta-voz da Nissan contatado pela AN recusou-se a falar sobre o que o futuro reserva para a picape. Enquanto isso, espera-se que os primeiros veículos elétricos a serem construídos em Canton sejam sedãs para as marcas Nissan e Infiniti a partir de 2026, com um crossover Nissan previsto para o início de 2027 e um crossover Infiniti em 2028.

Embora a Frontier continue existindo, a Titan, maior, está nos últimos dias, pois a Nissan já anunciou que encerrará a produção no ano que vem, sendo 2024 o último ano do modelo da rival Ford F-150, que está vendendo pouco.

Sobre o assunto de picapes, no início do ano, o presidente do Conselho Consultivo da Nissan, Tyler Slade, deu a entender que há perspectivas de uma caminhonete pequena e elétrica para complementar a Frontier. No entanto, ainda é muito cedo para dizer se e quando ela será lançada.

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