Com estreia ao público marcada para o Salão de Detroit, em janeiro, o novo Infiniti QX50 Concept foi revelado nesta sexta-feira (30). Apesar do "concept" no nome, o estudo é praticamente um modelo de produção: a nova geração do QX50. Mas com algo muito mais importante do que uma nova plataforma. Ele deve ser o primeiro veículo de série com motor de compressão variável do mundo.

 

Infiniti VC-T engine

 

Revolucionário, o propulsor VC-T tem 2 litros, 4 cilindros e rende 271 cv e 39,7 kgfm de torque. Ele tem como destaque a capacidade de modificar a posição dos pistões e bielas por um meio muito engenhoso: um eixo de controle, chamado de "unidade harmônica". Ele movimenta a base de cada um dos pistões, não o cabeçote. Cada biela possui o que a Infiniti chama de multi-link. Esses multi-links são ligados ao braço de controle, que muda de posição com um motor elétrico. É ele que determina a taxa de compressão mais adequada a cada situação: 8:1 (para alto desempenho - lembre-se de que ele é turbinado) ou 14:1 (máxima eficiência em consumo). O vídeo abaixo mostra bem esse funcionamento:

 

 

De acordo com a Infiniti, o novo 4-cilindros é cerca de 27% mais eficiente que um V6 comum na mesma faixa de potência. Outra novidade que o QX50 traz é a estreia da sua tecnologia semi-autônoma ProPilot. Ainda não foram revelados os detalhes do sistema, mas sabe-se que ele terá controle de cruzeiro adaptativo com função stop-and-go.  

 

 

Infiniti QX50 Concept

 

No que se refere ao conceito, ele é uma evolução do estudo QX Sport Inspiration e dará origem a um crossover intermediário, que ficará posicionado entre o QX30 e o QX60. O visual não surpreende, mas ainda assim é agradável e tem inspiração nos modelos mais recentes da marca, principalmente os já citados crossovers da família. 

Infiniti QX50 Concept

 

Mais detalhes sobre o crossover serão revelados durante o Salão de Detroit, em janeiro. Mas, honestamente, o que interessa mesmo não é a embalagem, mas o recheio. E ele será extraordinário.

(com a colaboração de Gustavo Henrique Ruffo)

Fotos: divulgação

Galeria: Infiniti - Motor de compressão variável

Envie seu flagra! flagra@motor1.com