Carros com câmbio automático têm habilitação especial em alguns países
Diversos países ao redor do mundo diferenciam a CNH dos motoristas para transmissões automáticas e manuais
Embora não seja comum no Brasil, diversos países ao redor do mundo fazem diferenciação entre veículos com câmbio manual e automático para concessão de habilitação para dirigir. Anos atrás, a habilidade de operar caixas manuais por si só era considerado requisito universal, mas o aumento das transmissões automáticas levou muitos países a reconsiderar os regulamentos para emissão de CNHs.
No Reino Unido, por exemplo, há clara distinção clara entre licenças para motoristas de carros manuais e de carros com câmbio automático. Na prática, passar no teste de direção em um veículo automático limita o titular da licença apenas a dirigir automáticos. Por outro lado, aqueles que passam no teste em um veículo manual têm a flexibilidade de conduzir tanto carros manuais quanto automáticos.
A Alemanha espelha a abordagem do Reino Unido, de tal modo que passar no teste em um carro automático licencia o motorista exclusivamente para veículos automáticos. Já a aprovação no teste com carro manual dá a vantagem ao condutor de poder dirigir veículos com os dois tipos de câmbio. Outros países da União Europeia, incluindo Romênia e Bulgária, seguem a mesma política.
Fora do Velho Continente, a diferenciação entre as CNHs existe em países como Japão, Austrália. Por lá, a aprovação no teste em um veículo automático também limita a licença a carros automáticos, enquanto a aprovação no manual concede permissão para dirigir em ambos os tipos de transmissão.
Ao contrário desses países, o Brasil não faz diferenciação entre transmissões manuais e automáticas nas carteiras de motorista. Dessa forma, passar no teste de direção em um veículo manual concede ao titular da licença a permissão para guiar carros equipados com os dois tipos de caixa. Assim, há simplificação do processo de licenciamento e maior flexibilidade para os motoristas.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Em breve no Brasil, GAC já é famosa na América Latina com outros nomes
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
Papa recebe seu 1º carro elétrico: um Mercedes-Benz Classe G
Alfa Romeo 2300: uma caravana para comemorar os 50 anos de estrada
Renault Kardian ganha motor 1.5 diesel proibido no Brasil