Novo Toyota Land Cruiser estreará em agosto com alma de Bandeirante
Nova geração terá inspiração retrô nos SUVs clássicos da marca e moderna plataforma TNGA-F
A Toyota programou para o próximo dia 1º de agosto a apresentação global da nova geração do icônico Land Cruiser. A clássica grife de SUVs da marca japonesa já foi renovada em 2021 com o lançamento do todo-novo Land Cruiser 300 e, agora, chega a vez da renovação do modelo Land Cruiser Prado. O novo utilitário já foi adiantado através de teasers e acaba de ter detalhes retratados em projeções.
Como é possível notar nas imagens, a Toyota aplicará no novo Land Cruiser Prado receita de design retrô inspirada nos clássicos utilitários da marca. A dianteira terá elementos retangulares e de traços bem recortados, incluindo formato dos faróis, moldura das luzes de neblina e linhas gerais do para-choque. A ideia será resgatar o visual dos primeiros Land Cruiser e do emblemático Bandeirante.
Novo Toyota Land Cruiser - Projeção
A traseira terá lanternas retangulares e com detalhes internos divididos por segmentos de LEDs. A tampa do porta-malas será reta e abrigará o suporte da placa de identificação, além dos emblemas da marca e do próprio carro. As laterais, com exceção das rodas, serão basicamente as mesmas do todo-novo Lexus GX, que saiu do mesmo projeto, porém com traje de luxo e o conhecido aperfeiçoamento premium da divisão.
A plataforma adotada será a conhecida base TNGA-F, desenvolvida especificamente para veículos construídos com carroceria sobre chassi. Moderna e adaptável, já vem sendo usada por diversos outros veículos da marca, incluindo as picapes Tundra e Tacoma, bem como os SUVs Sequoia, Land Cruiser 300 e os Lexus GX e LX.
Land Cruiser Prado atual
Sob o capô, são esperados motores turbodiesel e turbo a gasolina, variando de acordo com cada mercado. A tração nas quatro rodas será de tempo integral, com diferencial central de deslizamento limitado da marca Torsen. A caixa de transferência será controlada eletronicamente e promete acionamento otimizado entre os modos 4WD-High e 4WD-Low.
Quando chegar ao mercado, o novo Land Cruiser Prado substituirá a geração que já acumula quase 13 anos de vida. No Brasil, o modelo foi oferecido pela última vez em 2009, ainda na geração passada.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Land Cruiser 70 da ONU ganha visual atualizado e motor de Hilux
Latin NCAP testa Ford Ranger e VW Amarok; confira notas
Toyota Land Cruiser vai virar elétrico; conceito antecipa novo SUV EV
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Toyota terá "mini Land Cruiser" em 2024 para brigar com Suzuki Jimny
Governo de SP prova que não está nem aí para carros elétricos
Toyota Land Cruiser Prado voltará aos EUA com plataforma do próximo SW4