A Toyota programou para o próximo dia 1º de agosto a apresentação global da nova geração do icônico Land Cruiser. A clássica grife de SUVs da marca japonesa já foi renovada em 2021 com o lançamento do todo-novo Land Cruiser 300 e, agora, chega a vez da renovação do modelo Land Cruiser Prado. O novo utilitário já foi adiantado através de teasers e acaba de ter detalhes retratados em projeções.

Como é possível notar nas imagens, a Toyota aplicará no novo Land Cruiser Prado receita de design retrô inspirada nos clássicos utilitários da marca. A dianteira terá elementos retangulares e de traços bem recortados, incluindo formato dos faróis, moldura das luzes de neblina e linhas gerais do para-choque. A ideia será resgatar o visual dos primeiros Land Cruiser e do emblemático Bandeirante.

Novo Toyota Land Cruiser - Projeção

A traseira terá lanternas retangulares e com detalhes internos divididos por segmentos de LEDs. A tampa do porta-malas será reta e abrigará o suporte da placa de identificação, além dos emblemas da marca e do próprio carro. As laterais, com exceção das rodas, serão basicamente as mesmas do todo-novo Lexus GX, que saiu do mesmo projeto, porém com traje de luxo e o conhecido aperfeiçoamento premium da divisão.

A plataforma adotada será a conhecida base TNGA-F, desenvolvida especificamente para veículos construídos com carroceria sobre chassi. Moderna e adaptável, já vem sendo usada por diversos outros veículos da marca, incluindo as picapes Tundra e Tacoma, bem como os SUVs Sequoia, Land Cruiser 300 e os Lexus GX e LX.

Toyota Land Cruiser Prado

Land Cruiser Prado atual

Sob o capô, são esperados motores turbodiesel e turbo a gasolina, variando de acordo com cada mercado. A tração nas quatro rodas será de tempo integral, com diferencial central de deslizamento limitado da marca Torsen. A caixa de transferência será controlada eletronicamente e promete acionamento otimizado entre os modos 4WD-High e 4WD-Low.

Quando chegar ao mercado, o novo Land Cruiser Prado substituirá a geração que já acumula quase 13 anos de vida. No Brasil, o modelo foi oferecido pela última vez em 2009, ainda na geração passada.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com