À venda no mercado japonês desde setembro de 2021, o Toyota Corolla Cross caminha para logo mais receber importantes novidades no país. De acordo com a imprensa local, que teve acesso a informações internas, as mudanças serão concentradas no conjunto mecânico e no pacote tecnológico (incluindo telas e sistemas de assistência à condução). O lançamento da linha revisada está previsto para outubro.

Começando pela mecânica, o conhecido motor 1.8 receberá melhorias e passará a adotar o conjunto híbrido de 5ª geração. A eficiência será otimizada graças às diversas modificações técnicas realizadas, incluindo novas baterias de íon-lítio (mais potentes e mais leves) e módulo de controle de potência redesenhado. Na prática, a potência combinada saltará dos atuais 122 cv para aproximadamente 140 cv. Os ganhos em performance e consumo serão notáveis.

Toyota Corolla Cross 2022 - Japão

Ainda na mecânica, o motor 1.8 aspirado tradicional de 140 cv, oferecido em algumas versões, serão descontinuado. No lugar, a Toyota ofertará o conhecido 2.0 aspirado oferecido no Corolla Cross vendido no Brasil e nos Estados Unidos, por exemplo. Neste caso, a tração será apenas dianteira. No híbrido, vale lembrar, a tração é 4WD graças ao sistema E-Four.

Outra mudança será no pacote de recursos de segurança e assistência, chamado de Toyota Safety Sense. Na prática, serão adicionadas funcionalidades como alerta de mudança de faixa, assistência de condução pró-ativa, resposta de anormalidade de condução do motorista, entre outras.

Ainda no quesito tecnologia, a Toyota fará mudanças no painel de instrumentos. Segundo informado, o quadro será parcialmente digital de 7 polegadas nos acabamentos de entrada e totalmente digital de 12,3 polegadas nas versões de topo. Além disso, a multimídia serão atualizada e contará com telas de 8 ou 10,5 polegadas, dependendo da configuração.

Na paleta de cores, a tonalidade bronze será descontinuada e novo tom de cinza (já usado em outros carros da marca) será adicionado.

Toyota Corolla Cross 2022 - Japão

E no Brasil?

Por aqui, a Toyota já confirmou que aplicará R$ 61,8 milhões para renovar o Corolla Cross produzido em Sorocaba (SP). O SUV é vendido no mercado nacional desde 2021 e deve acompanhar as novidades do modelo internacional. Nesse sentido, tudo indica que o conjunto híbrido receberá atualizações para entregar potência extra e a lista de equipamentos ficará mais recheada.

No Japão, vale pontuar, o Corolla Cross adota freio de estacionamento eletrônico. Resta saber se por aqui o modelo finalmente abandonará o freio por pedal.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com