A batalha judicial que vinha sendo travada há anos entre Stellantis e Mahindra acaba de tomar novos rumos nos Estados Unidos. De acordo com reportagem da agência de notícias Automotive News, o Tribunal Distrital Leste de Michigan decidiu que a versão pós-2020 do utilitário Roxor poderá ser vendida no mercado norte-americano, após anterior proibição.
A disputa entre as empresas teve início em 2018, quando a Mahindra lançou o Roxor nos EUA. Inicialmente, o modelo tinha grade frontal com fendas verticais que faziam referência à identidade estética da Jeep e o assemelhavam diretamente ao icônico CJ. A Stellantis (na época ainda FCA) apresentou queixa à Comissão de Comércio Internacional do país para impedir a venda do SUV.
Na data, um juiz entendeu que o Roxor violava a propriedade comercial da Jeep e proibiu a comercialização do modelo. Em reposta, a Mahindra redesenhou o conjunto frontal do veículo e substituiu as fendas verticais por aberturas horizontais. Em 2020, a Comissão de Comércio Internacional aprovou o modelo atualizado e liberou as vendas.
A FCA, então, recorreu da decisão e o tribunal decidiu que a empresa estava certa sobre o design do Roxor copiar o estilo do Jeep, mesmo após a atualização de Mahindra. Dessa forma, o caso voltou para os tribunais. Agora, na decisão mais recente, as coisas novamente se inverteram e a Mahindra conseguiu liberação para vender o Roxor redesenhado.
Nos mercado norte-americano, o Roxor não é um veículo rodoviário legal. Na prática, a Mahindra o comercializa como um off-road de trabalho para uso em fazendas, por exemplo. O modelo base começa em US$ 20.599 (R$ 98.700) e o mais caro custa US$ 28.739 (R$ 173.700).
Na mecânica, o motor 2.5 turbodiesel desenvolve 62 cv de potência e 19,9 kgfm de torque. O câmbio é sempre manual de 5 marchas, com caixa de transferência que oferece tração traseira selecionável ou integral. A capacidade de reboque é de 1.580 kg.
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