Dodge vai tirar Charger e Challenger V8 de linha; pedidos acabam em julho

Nos EUA, quem quiser um legítimo V8 americano da marca tem menos de duas semanas para reservar uma unidade antes da eletrificação

Dodge Challenger SRT Demon 170 2023 Dodge Challenger SRT Demon 170 2023

A transição para os carros elétricos tem sido mais rápida para algumas fabricantes, mas a Dodge foi um porto seguro para os motores V8. Bom, não mais, pois a próxima geração do Charger e do Challenger serão totalmente elétricos, contrariando rumores de que manteriam os motores sem eletrificação.

Em um e-mail enviado para Motor1.com em agosto do ano passado, um porta-voz da Dodge confirmou que a nova geração da plataforma LX da marca, que data de 2005, não só perderá o V8 Hemi, como também todos os outros motores a combustão. "A nova geração será elétrica", afirmava a mensagem.

Dodge Charger e Challenger 2023

Os preparativos para o fim dos icônicos V8 de Charger de Challenger começaram ainda em 2022 com a apresentação de diversas séries especiais, em uma ação que a Dodge chamou de Last Call, última chamada em inglês. A empresa já havia avisado que a produção da dupla com motor V8 será encerrada em dezembro de 2023. Por conta disso a Dodge confirmou que aceitará pedidos de reserva para estes carros somente até o final de julho, para dar conta de produzir todos até o final do ano. Ou seja, restam menos de duas semanas para o fim.

Charger Daytona SRT será o futuro elétrico dos muscle cars

Ainda em agosto do ano passado, a Dodge apresentou o conceito Charger Daytona SRT. Um legítimo muscle car de visual, mas com um trem de força totalmente elétrico. Ele deverá servir de norte para o futuro eletrificado no catálogo de esportivos da marca estadunidense daqui para frente.

O conceito tinha dianteira larga e o capô plano, que claramente se inspira no antigo Charger. Mas há uma grande questão, porque o capô não é nada plano. É profundamente recortado, permitindo que o ar passe pela grade enquanto também passa por cima do que Dodge chama de R-Wing. Sim, a grande asa deste Charger Daytona está instalada na dianteira, aumentando a força aerodinâmica.

A influência mais clássica do Charger é vista nas portas, embora as maçanetas embutidas sejam um toque completamente moderno. No entanto, você não encontrará uma traseira com estilo fastback. O porta-malas com a tampa aberta revela um espaço enorme que, com os assentos traseiros rebatidos, dá ao muscle car "utilidade e capacidade de armazenamento inesperadas".

Dodge Charger Daytona Concept

"Banshee" foi nome dado ao motor elétrico que alimenta o Charger Daytona SRT Concept. A Dodge não revelou nenhum detalhe sobre o propulsor, exceto que utilizará uma arquitetura eletrônica de 800 Voltz, que envia potência para as quatro rodas. Há também a transmissão chamada "eRupt" que oferece múltiplas velocidades com pontos de mudança distintos, além de um botão que oferece uma breve dose de potência extra. A Dodge ainda não revelou os dados de potência e desempenho, mas a empresa promete uma "experiência de troca de marchas eletromecânica" que seria fiel à marca.

Esse também é o raciocínio por trás do Fratzonic Chambered Exhaust, e sim, esse é o verdadeiro nome que a Dodge está usando. Ele é anunciado como o primeiro sistema que emite um "som de alto desempenho através de um amplificador e câmara de equalização localizados na traseira do carro".

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com