Anos atrás, a chegada dos carros chineses mexeu com o mercado brasileiro, por serem baratos e com equipamentos que não eram comuns nos modelos de entrada no país. Agora estamos vendo mais uma onda vinda da China, desta vez com foco em modelos eletrificados e o efeito está sendo bem claro: os carros elétricos estão mais baratos.

Nos últimos meses, vimos a chegada do BYD Dolphin, um hatch compacto que desembarcou por R$ 149.800, um valor ainda alto mais muito mais competitivo ao olhar para o segmento. Nesta faixa de preços, só temos o Renault Kwid E-Tech, Jac E-JS1 e Caoa Chery iCar. E bastou o Dolphin chegar que a Jac e a Caoa Chery reduziram os preços, para R$ 139.900 e R$ 139.990, respectivamente.

 

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Não vai parar por aí. A GWM está respondendo com o lançamento do Ora 03, um hatch compacto que promete ter preços entre R$ 150 e R$ 200 mil, com o diferencial de ser tão equipado que tem sistemas semiautônomos como controle de cruzeiro adaptativo, item que não aparece nesta categoria.

A própria BYD descerá ainda mais na escala com o Seagull, que foi apresentado recentemente na China e chegará ao Brasil em 2024. Pelo preço praticado no seu país de origem, tem chances de desembarcar por aqui por cerca de R$ 120 mil. Pode ficar mais acessível no futuro, pois a BYD confirmou que terá uma fábrica de carros elétricos na Bahia e a nacionalização ajudará a derrubar os custos.

Esta nova onda dos carros chineses pode provocar uma movimentação por parte das outras fabricantes, que ainda oferecem modelos elétricos por preços consideravelmente altos. E, se as outras marcas não responderem logo, ficará cada vez mais difícil obter o espaço neste segmento.

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