A GWM fez uma mudança nos planos e adiantou a sua entrada no segmento de carros elétricos no Brasil com a chegada do Ora 03. O hatch compacto foi apresentado oficialmente no Festival Interlagos Carros nesta quinta-feira (20), vindo para enfrentar diretamente o BYD Dolphin como um elétrico em uma faixa mais acessível (considerando a média da categoria).
O GWM Ora 03 Estará nas concessionárias a partir de outubro em duas versões e inicia uma pré-venda, com uma reserva por R$ 9 mil, pelo Mercado Livre. A marca estima que seus preços ficarão entre R$ 150 mil a R$ 200 mil. A Ora é uma marca dedicada a carros elétricos dentro da GWM, assim como a Haval é especializada em SUVs urbanos ou a futura Poer em picapes. Ela tem diversos modelos na China, mas o que foi escolhido para o Brasil é o chamado Good Cat, também conhecido como Funky Cat. Como estes nomes seriam muito estranhos, a GWM decidiu não usar este tipo de nomenclatura, partindo direto para o batismo Ora 03.
Trata-se de um carro compacto, com 4,23 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,65 m. Como comparação, o Volkswagen Polo, hoje o hatch mais vendido do Brasil, mede 4,07 m e 2,56 m, respectivamente. Está bem próximo do seu principal rival da BYD, que tem 4,12 m de comprimento, porém um entre-eixos de 2,70 m.
Está confirmado em duas configurações, chamadas BEV e GT BEV. Nos dois casos, tem um motor elétrico no eixo dianteiro, entregando 171 cv e 25,5 kgfm de torque. Uma das diferenças entre as duas configurações é o tamanho das baterias de lítio-níquel-manganês-cobalto, de 48 kwh na versão mais barata e 63 kWh na GT. Na China, o Ora 03 tem autonomia de declarada de 401 km e 501 km, dependendo da versão, mas o alcance para o Brasil ainda não foi confirmado.
Se vier na configuração mais equipada, trará equipamentos como faróis de LED, sete airbags, sensor de estacionamento traseiro, controles de estabilidade e tração, câmera 360°, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,25 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, e mais.
Embora esteja sendo mostrado agora, o lançamento comercial do GWM Ora 03 acontecerá em outubro. Fontes ligadas à fabricante disseram ao Motor1.com que o preço ficará na mesma faixa que o BYD Dolphin, porém o valor final só será definido perto da chegada às concessionárias. Se realmente chegar por este preço, acabará virando uma dor de cabeça para outros elétricos neste patamar, como Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar, Peugeot e-208 e Renault Zoe.
Leia também:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GWM confirma produção de híbrido plug-in flex no Brasil
A pintura deste Lamborghini Revuelto é artesanal e levou 480 horas
GWM iniciará produção no Brasil em maio de 2025 e terá Haval H6 flex
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
GWM inicia contratações para fábrica no Brasil e confirma produção em 2025
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025
GWM adia planos de híbridos flex para 2026