A transição para os carros elétricos tem sido mais rápida para algumas fabricantes, mas a Dodge foi um porto seguro para os motores V8. Bom, não mais, pois a próxima geração do Charger e do Challenger serão totalmente elétricos, contrariando rumores de que manteriam os motores sem eletrificação.
Em um e-mail enviado para Motor1.com em agosto do ano passado, um porta-voz da Dodge confirmou que a nova geração da plataforma LX da marca, que data de 2005, não só perderá o V8 Hemi, como também todos os outros motores a combustão. "A nova geração será elétrica", afirmava a mensagem.
Dodge Charger e Challenger 2023
Os preparativos para o fim dos icônicos V8 de Charger de Challenger começaram ainda em 2022 com a apresentação de diversas séries especiais, em uma ação que a Dodge chamou de Last Call, última chamada em inglês. A empresa já havia avisado que a produção da dupla com motor V8 será encerrada em dezembro de 2023. Por conta disso a Dodge confirmou que aceitará pedidos de reserva para estes carros somente até o final de julho, para dar conta de produzir todos até o final do ano. Ou seja, restam menos de duas semanas para o fim.
Ainda em agosto do ano passado, a Dodge apresentou o conceito Charger Daytona SRT. Um legítimo muscle car de visual, mas com um trem de força totalmente elétrico. Ele deverá servir de norte para o futuro eletrificado no catálogo de esportivos da marca estadunidense daqui para frente.
O conceito tinha dianteira larga e o capô plano, que claramente se inspira no antigo Charger. Mas há uma grande questão, porque o capô não é nada plano. É profundamente recortado, permitindo que o ar passe pela grade enquanto também passa por cima do que Dodge chama de R-Wing. Sim, a grande asa deste Charger Daytona está instalada na dianteira, aumentando a força aerodinâmica.
A influência mais clássica do Charger é vista nas portas, embora as maçanetas embutidas sejam um toque completamente moderno. No entanto, você não encontrará uma traseira com estilo fastback. O porta-malas com a tampa aberta revela um espaço enorme que, com os assentos traseiros rebatidos, dá ao muscle car "utilidade e capacidade de armazenamento inesperadas".
Dodge Charger Daytona Concept
"Banshee" foi nome dado ao motor elétrico que alimenta o Charger Daytona SRT Concept. A Dodge não revelou nenhum detalhe sobre o propulsor, exceto que utilizará uma arquitetura eletrônica de 800 Voltz, que envia potência para as quatro rodas. Há também a transmissão chamada "eRupt" que oferece múltiplas velocidades com pontos de mudança distintos, além de um botão que oferece uma breve dose de potência extra. A Dodge ainda não revelou os dados de potência e desempenho, mas a empresa promete uma "experiência de troca de marchas eletromecânica" que seria fiel à marca.
Esse também é o raciocínio por trás do Fratzonic Chambered Exhaust, e sim, esse é o verdadeiro nome que a Dodge está usando. Ele é anunciado como o primeiro sistema que emite um "som de alto desempenho através de um amplificador e câmara de equalização localizados na traseira do carro".
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