Presente no portfólio norte-americano da Volkswagen desde 2017, o grandalhão Atlas chega à linha 2024 nos Estados Unidos com importantes novidades. A nova gama incorpora o segundo facelift aplicado no modelo desde o lançamento e acrescenta ao design toques mais arrojado e joviais. De quebra, renova o interior praticamente por completo e deixa o painel bem mais ergonômico e carregado de itens de tecnologia.
Na dianteira, o Atlas 2024 tem novo para-choque, grade bem mais ampla e, dependendo da versão, pintada em preto brilhando para contrastar com a cor da carroceria. Além disso, os faróis ganharam novo formato, arranjo interno de iluminação revisto e assinatura em LEDs com filete iluminado que interliga as duas peças (recurso que tem virado padrão nos novos Volkswagen).
Ao todo, a versão de 7 lugares conta com 5,03 metros de comprimento, 2,05 metros de largura e 1,78 metro de altura, além de 2,97 metros de entre-eixos. Nas laterais, as rodas foram redesenhadas conforme cada versão e variam de 18 a 20 polegadas (na variante R-Line há ainda 21" como opcionais). Na traseira, as lanternas agora são interligadas e contam com novo arranjo interno de iluminação.
Por dentro, a Volkswagen promoveu importantes mudanças no desenho do painel. A lista inclui adoção de materiais mais agradáveis ao toque em todo o painel, incluindo console central revestido em couro sintético no lugar do antigo plástico duro. O mesmo vale para os painéis das portas, que usam os novos materiais tanto na frente quanto atrás.
Destaque ainda para a central de entretenimento flutuante de 12 polegadas que substitui a anterior de 10,3 polegadas e vem acompanhada do novo painel de instrumentos digital de 10,3 polegadas. Há conectividade Apple CarPlay e Android Auto sem fio de série, assim como carregamento sem fio com, seis portas USB-C e duas portas USB-A espalhadas por toda a cabine.
Em termos de segurança, a tecnologia de assistência ao motorista IQ.Drive da VW agora é padrão em toda a linha. O pacote inclui centralização de faixa, assistência de manutenção de faixa e frenagem automática. No entanto, o controle de cruzeiro adaptativo ainda é opcional, assim como tela head-up.
Sob capô, todas as versões agora têm motor 2.0 TSI com 272 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de 8 marchas, com tração 4Motion como opcional. O conjunto mecânico é o mesmo no Atlas e no Atlas Cross Sport (versão mais curta com pegada mais esportiva).
As vendas serão iniciadas nos Estados Unidos no final do ano, com preço de US$ 36.445 (R$ 176.130) no Atlas e US$ 35.755 (R$ 172.795) no Atlas Cross Sport. No Brasil, não há previsão de lançamento e faz falta no portfólio da marca um SUV de grande porte para ocupar o topo da gama.
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