O maior mercado automotivo mundial segue demonstrando sua força. Com 2,382 milhões de veículos novos comercializados em maio de acordo com a CAAM, associação de fabricantes na China, o crescimento em relação ao mesmo período de 2022 foi de quase 28%. Vale destacar que, há um ano, o país estava seriamente afetado pela Covid-19 e por fábricas fechadas.
Este foi o 4º mês seguido com avanços e o 3º com mais de 2 milhões de unidades – número que o Brasil possivelmente não atingirá em todo o ano de 2023. O acumulado (10,617 milhões), que era negativo até março, agora já é 11,1% superior. Na disputa entre as montadoras, o destaque continua sendo a BYD.
Com 209.730 unidades, a marca local cresceu 84% nos últimos doze meses, chegou à sua 7ª liderança – a 4ª consecutiva – e já abriu mais de 87 mil unidades de vantagem sobre a vice Volkswagen (173.803). A Toyota, com 147.514 unidades, completou o pódio. Novamente líder entre as montadoras premium, a BMW (57.127), assim como a Wuling (56.782), vendeu menos do que há um ano.
POS. | MARCA | MAI.23 | % PART. 2023 | MAI.22 | % PART. 2022 | VAR. 2023/2022 |
1º | BYD | 209.730 | 8,8% | 113.903 | 6,1% | 84,1% |
2º | VW | 173.803 | 7,3% | 172.527 | 9,3% | 0,7% |
3º | TOYOTA | 147.514 | 6,2% | 141.688 | 7,6% | 4,1% |
4º | HONDA | 101.139 | 4,2% | 82.058 | 4,4% | 23,3% |
5º | CHANGAN | 82.271 | 3,5% | 67.080 | 3,6% | 22,6% |
6º | GAC | 76.533 | 3,2% | 49.292 | 2,6% | 55,3% |
7º | GEELY | 67.582 | 2,8% | 62.002 | 3,3% | 9,0% |
8º | BMW | 57.127 | 2,4% | 62.567 | 3,4% | -8,7% |
9º | NISSAN | 56.913 | 2,4% | 53.032 | 2,8% | 7,3% |
10º | WULING | 56.782 | 2,4% | 59.268 | 3,2% | -4,2% |
11º | AUDI | 55.203 | 2,3% | 50.624 | 2,7% | 9,0% |
12º | MERCEDES-BENZ | 53.860 | 2,3% | 42.770 | 2,3% | 25,9% |
13º | BUICK | 46.028 | 1,9% | 50.990 | 2,7% | -9,7% |
14º | TESLA* | 42.508 | 1,8% | 32.165 | 1,7% | 32,2% |
15º | HAVAL | 39.043 | 1,6% | 41.748 | 2,2% | -6,5% |
16º | CHERY | 35.970 | 1,5% | 59.739 | 3,2% | -39,8% |
17º | LI* | 28.277 | 1,2% | - | - | - |
18º | HYUNDAI* | 23.107 | 1,0% | - | - | - |
19º | HONGQI* | 23.024 | 1,0% | 25.020 | 1,3% | -8,0% |
20º | DONGFENG | 20.664 | 0,9% | 31.197 | 1,7% | -33,8% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 2.382.000 | 100,0% | 1.862.000 | 100,0% | 27,9% | |
ACUMULADO | 10.617.000 | 100,0% | 9.555.000 | 100,0% | 11,1% |
Já entre os modelos, o Qin Plus (42.887) registrou seu novo recorde de vendas ao crescer quase 140% frente ao ano passado, assegurando sua 2ª liderança seguida. O resultado fez com que o representante da BYD assumisse também a posição de honra no acumulado. Versão local do Sentra, o Nissan Sylphy (35.396) veio na sequência, com o Tesla Model Y (31.054) completando o pódio – o modelo da marca norte-americana é o 2º no ano.
Além do líder, a BYD emplacou outros 3 modelos entre os 8 primeiros: o Dolphin (29.081) – próximo lançamento no mercado brasileiro -, o Yuan Plus (26.072) e o Song Plus (22.079), único do top 10 em baixa. Além dos dois primeiros colocados, VW Lavida (25.326), Gac Aion S (25.233) e VW Sagitar (21.126) garantiram cinco sedãs entre os dez veículos mais vendidos.
POS. | MODELO | MAI.23 | % PART. 2023 | MAI.22 | % PART. 2022 | VAR. 2023/2022 |
1º | BYD QIN PLUS | 42.887 | 1,8% | 17.943 | 1,0% | 139,0% |
2º | NISSAN SYLPHY | 35.396 | 1,5% | 33.030 | 1,8% | 7,2% |
3º | TESLA MODEL Y | 31.054 | 1,3% | 20.032 | 1,1% | 55,0% |
4º | BYD DOLPHIN* | 29.081 | 1,2% | - | - | - |
5º | BYD YUAN PLUS | 26.072 | 1,1% | 11.500 | 0,6% | 126,7% |
6º | VW LAVIDA | 25.326 | 1,1% | 18.588 | 1,0% | 36,2% |
7º | GAC AION S | 25.233 | 1,1% | 10.530 | 0,6% | 139,6% |
8º | BYD SONG PLUS | 22.079 | 0,9% | 31.989 | 1,7% | -31,0% |
9º | CHANGAN CS75 | 21.716 | 0,9% | 13.797 | 0,7% | 57,4% |
10º | VW SAGITAR | 21.126 | 0,9% | 18.322 | 1,0% | 15,3% |
11º | WULING HONGGUANG MINI EV | 20.346 | 0,9% | 34.037 | 1,8% | -40,2% |
12º | BYD HAN | 20.158 | 0,8% | 23.934 | 1,3% | -15,8% |
13º | TOYOTA CAMRY | 19.762 | 0,8% | 22.426 | 1,2% | -11,9% |
14º | GAC AION Y* | 19.306 | 0,8% | - | - | - |
15º | HONDA CR-V | 17.670 | 0,7% | 10.018 | 0,5% | 76,4% |
16º | VW PASSAT | 17.503 | 0,7% | 16.391 | 0,9% | 6,8% |
17º | TOYOTA COROLLA | 17.094 | 0,7% | 10.300 | 0,6% | 66,0% |
18º | GEELY BOYUE | 16.706 | 0,7% | 10.707 | 0,6% | 56,0% |
19º | CHANGAN EADO | 15.438 | 0,6% | 11.637 | 0,6% | 32,7% |
20º | VW MAGOTAN | 15.077 | 0,6% | 14.184 | 0,8% | 6,3% |
21º | HAVAL H6 | 14.849 | 0,6% | 20.088 | 1,1% | -26,1% |
22º | MERCEDES CLASSE E L* | 14.600 | 0,6% | - | - | - |
23º | TOYOTA FRONT LANDER* | 14.509 | 0,6% | - | - | - |
24º | WULING BINGO* | 14.164 | 0,6% | - | - | - |
25º | HAVAL BIG DOG* | 14.076 | 0,6% | - | - | - |
26º | BMW SÉRIE 3 L | 14.009 | 0,6% | 16.523 | 0,9% | -15,2% |
27º | CHANGAN UNI-V* | 13.647 | 0,6% | - | - | - |
28º | BYD SONG PRO* | 13.501 | 0,6% | - | - | - |
29º | VW TIGUAN L* | 13.332 | 0,6% | - | - | - |
30º | TOYOTA RAV4 | 13.261 | 0,6% | 18.110 | 1,0% | -26,8% |
31º | AUDI A6 L | 13.245 | 0,6% | 13.327 | 0,7% | -0,6% |
32º | AUDI Q5 L | 13.104 | 0,6% | 12.104 | 0,7% | 8,3% |
33º | GEELY EMGRAND | 13.016 | 0,5% | 13.351 | 0,7% | -2,5% |
34º | TOYOTA WILDLANDER | 12.843 | 0,5% | 13.211 | 0,7% | -2,8% |
35º | BYD TANG* | 12.337 | 0,5% | - | - | - |
36º | VW BORA | 12.277 | 0,5% | 22.201 | 1,2% | -44,7% |
37º | BUICK GL8* | 11.963 | 0,5% | - | - | - |
38º | MERCEDES CLASSE C L | 11.929 | 0,5% | 13.191 | 0,7% | -9,6% |
39º | GEELY XINGYUE L* | 11.902 | 0,5% | - | - | - |
40º | BUICK VERANO | 11.842 | 0,5% | 12.045 | 0,6% | -1,7% |
41º | HONDA ACCORD | 11.783 | 0,5% | 11.707 | 0,6% | 0,6% |
42º | TESLA MODEL 3 | 11.454 | 0,5% | 12.133 | 0,7% | -5,6% |
43º | VW TAYRON* | 11.385 | 0,5% | - | - | - |
44º | HYUNDAI ELANTRA* | 11.307 | 0,5% | - | - | - |
45º | HONDA CIVIC* | 11.299 | 0,5% | - | - | - |
46º | AUDI A4 L | 11.246 | 0,5% | 13.484 | 0,7% | -16,6% |
47º | BMW X3 | 11.242 | 0,5% | 10.955 | 0,6% | 2,6% |
48º | LI L7* | 11.119 | 0,5% | - | - | - |
49º | DENZA D9* | 11.005 | 0,5% | - | - | - |
50º | CHEVROLET MONZA* | 10.978 | 0,5% | - | - | - |