Com o Equinox EV previsto para o segundo semestre nos Estados Unidos, há quem imaginava que o SUV médio não teria mais uma versão com motores a combustão. Isto saiu de questão quando imagens da nova geração do Chevrolet Equinox acabaram sendo reveladas na China, nas fotos divulagadas pelo governo local para o processo de homologação. O utilitário volta a aparecer, desta vez mostrando o design da versão esportivada RS.

As imagens reveladas na China mostram o novo Chevrolet Equinox por fora sem qualquer camuflagem, detalhando o seu design. Traz uma evolução da identidade visual que a marca tem utilizada nos útlimos carros, mantendo o esquema de faróis duplos. A grade é bem larga e, no caso da versão RS, tem uma grelha diferente da versão normal, adotando gomos bem largos ao invés das barras horizontais. Está um pouco mais harmonioso do que na Montana, por conta do capô mais alto e a proporção da entrada de ar.

Passando pela lateral, as diferenças em relação à versão normal são menores. Tem novas rodas de liga leve e um rack de teto, mantendo todo o resto, como a linha preta logo depois das janelas traseiras, para criar a impressão de um “teto flutuante”. A traseira mostra as lanternas em forma de “L”, o que já muda bastante o aspecto do SUV. A tampa do porta-malas adotou vincos bem mais pronunciados e o para-choque está redesenhado.

Como faz parte do documento de homologação do carro para a China, alguns detalhes já foram revelados. Medirá 4,65 metros de comprimento, 1,90 m de largura. 1,71 m de altura e 2,73 m de entre-eixos, o que significa que terá uma proporção bem semelhante ao modelo atual, que tem os mesmos 4,65 m de comprimento, porém um entre-eixos de 2,72 m. Esta versão utiliza roda de 19 polegadas.

Novo Chevrolet Equinox RS 2024 - Fotos vazadas

Os documentos revelam outra novidade. Enquanto as versões normais contarão com um motor 1.5 turbo de 172 cv, a versão RS utilizará um 2.0 turbo de 236 cv e 35,7 kgfm de torque. É uma opção exclusiva para o país chinês, já que o Equinox perdeu o motor 2.0 na reestilização e passou a ser vendido somente com o 1.5 turbo.

Como o novo Equinox foi visto em testes nos Estados Unidos, tudo indica que a GM fará uma última geração do SUV com motor a combustão antes de fazer a transição completa para carros elétricos. Caso realmente vá para o mercado da América do Norte, então deve seguir sendo produzido no México, o que possibilita sua vinda ao Brasil. A apresentação oficial deve acontecer ainda este ano. Enquanto isso, a Chevrolet confirmou que fará o lançamento nacional do elétrico Equinox EV em 2024.


VEJA NO CANAL

Envie seu flagra! flagra@motor1.com