A Nissan realiza nesta semana na Argentina o lançamento da nova geração do SUV X-Trail. O modelo desembarca no país importado do Japão com visual completamente reformulado e duas opções de motorização. À escolha do cliente, o modelo poderá ser adquirido em configuração tradicional a gasolina ou em versão híbrida E-Power.

No caso do X-Trail E-Power, destaque para o motor 1.5 turbo de três cilindros combinado com dois propulsores elétricos. Nesse esquema, o propulsor a gasolina funciona apenas como gerador elétrico, de modo a alimentar as baterias dos motores elétricos. Estes, por sua vez, são os únicos que transmitem força para as rodas. A marca garante que não há ligação entre o motor térmico e a transmissão.

Nissan X-Trail E-Power - Argentina

O primeiro motor elétrico entrega potência de 187 cv e fica instalado no eixo dianteiro, enquanto o segundo desenvolve 126 cv ocupa o eixo traseiro. A potência máxima combinada é de 208 cv, com torque conjunto de 33,6 kgfm. Há ainda tração nas quatro rodas e caixa automática e-Power (com função e-Pedal, para recarregar as baterias nas frenagens). Dados específicos sobre a versão destinada ao mercado argentino não foram revelados, mas no Japão, por exemplo, o modelo tem consumo de 21,7 km/litro.

Já para os amantes de conjuntos tradicionais, a Nissan oferece o X-Trail com motor 2.5 aspirado a gasolina com 184 cv e 24,9 kgfm de força.

Neste nova geração, o X-Trail mede 4,66 metros de comprimento, 1,84 m de  largura, 1,72 m de algura e 2,70 m de distância entre-eixos. Para efeito de comparação, o Jeep Compass, SUV médio mais vendido do Brasil, tem 4,40 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos. Toma como base a plataforma modular CMF-C/D e adota a mais recente linguagem de design da Nissan, a exemplo do Sentra e do irmão maior Pathfinder.

Nissan X-Trail E-Power - Argentina

O X-Trail Exclusive, com motor tradicional, custa 17.650.000 pesos (cerca de R$ 328.800 numa conversão direta). Já o X-Trail E-Power sai por 29.990.000 pesos (aproximadamente R$ 558.700). A Nissan oferece garantia de 3 anos ou 100 mil quilômetros, além de cobertura de 8 anos ou 160 mil quilômetros para o sistema híbrido.

X-Trail no Brasil

Por aqui, o X-Trail foi oferecido pela última vez em 2010, pelo menos duas gerações atrás. O lançamento da nova linhagem no nosso mercado é bastante aguardado e tem grandes chances ao longo de 2024. No portfólio da marca, será posicionado acima do Kicks para rivalizar diretamente com o Toyota RAV4 Hybrid e o Honda CR-V de nova geração, que também chegará por aqui em versão híbrida.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com