Números comerciais relacionados ao segundo trimestre do ano revelam que o mercado de picapes segue de vento em popa nos Estados Unidos. O país é maior consumidor do mundo de caminhonetes e acumula gigantesca variedade de opções nas diferentes faixas de preço, porte e motorização.
No segmento de picapes grandes, a Ford F-Series (incluindo a conhecida F-150) exerce domínio há décadas. De abril a junho, vendeu 212.516 unidades e cresceu 34% na comparação com igual período do ano passado. No acumulado do ano, são 382.893 unidades entregues, com crescimento de 27,9%. A versão elétrica F-150 Lightning vendeu no trimestre 4.466 unidades e no ano 8.757 exemplares.
Modelo | Vendas no 2º trimestre | Variação | Acumulado 2023 | Variação |
Ford Série F | 212.516 | +34% | 382.893 | +27,9% |
Chevrolet Silverado | 141.299 | -1,2% | 268.291 | +1,6% |
Ram Pickup | 117.699 | n/a | 223.049 | -9,0% |
GMC Sierra | 75.810 | +21,6% | 143.008 | +20,2% |
Toyota Tundra | 32.084 | n/a | 59.735 | +34,8% |
Nissan Titan | 6.512 | n/a | 10.500 |
-5,9% |
No segmento de médias, o destaque absoluto fica por conta da Toyota Tacoma. A picape acaba de trocar de geração e impressiona pelo domínio avassalador do segmento. No acumulado do ano, o modelo já soma 116.845 unidades vendidas e abre ampla vantagem sobre todas as demais concorrentes. A rival mais próxima, Nissan Frontier, está com apenas 34.139 unidades acumuladas no ano.
Modelo | Vendas no 2º trimestre | Variação | Acumulado 2023 | Variação |
Toyota Tacoma | 62.262 | n/a | 116.845 | +7,5% |
Chevrolet Colorado | 19.909 | -11,5% | 33.165 | -24,9% |
Nissan Frontier | 17.213 | -17,1% | 34.139 | -20,9% |
Honda Ridgeline | 14.512 | n/a | 27.430 | +38,6% |
Jeep Gladiator | 13.751 | -34% | 27.326 | -29% |
Ford Ranger | 12.618 | -22,1% | 24.118 | -28,7% |
GMC Canyon | 6.708 | -10,6% | 11.724 | -14,2% |
Chama atenção ainda o desempenho da Honda Ridgeline, com 27.430 unidades no acumulado e crescimento de 38,6%. A picape é derivado do SUV Pilot, sendo a única dessa lista construída com carroceria monobloco (as demais adotam esquema de chassi separado da carroceria).
Modelo | Vendas no 2º trimestre | Variação | Acumulado 2023 | Variação |
Ford Maverick | 21.021 | +7,8% | 40.499 | +9,7% |
Hyundai Santa Cruz | 10.743 | +10% | 20.050 | +10% |
No segmento de intermediárias, ainda recente nos Estados Unidos, o domínio é exercido pela Ford Maverick. A picape vem acumulando altas seguidas e tem vendido o dobro da principal concorrente, Hyundai Santa Cruz. São quase 40.500 unidades vendidas no acumulado até junho, o que representa crescimento de quase 10% sobre o ano anterior.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Estes foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2023
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Picapes médias recebem notas ruins em teste de colisão nos EUA
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Nova Toyota Tacoma 2024 vaza e pode adiantar visual da próxima Hilux
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Semana Motor1.com: Tracker RS no Brasil, lançamento da Tacoma e mais