A Triumph e a fabricante indiana de motocicletas Bajaj mantêm uma parceria comercial ativa há anos. Embora houvesse acertos ocasionais e rumores ainda mais frequentes circulando durante grande parte desse tempo, ainda não tínhamos visto os primeiros detalhes do que as empresas estavam desenvolvendo em conjunto.
Em uma entrevista para a televisão em abril de 2023, o chefe da Bajaj, Rajiv Bajaj, afirmou que as primeiras motos monocilíndricas da parceria Triumph / Bajaj seriam em junho de 2023. Hoje é o dia em que a Triumph Motorcycles anunciou oficialmente suas duas primeiras motocicletas da série TR, ambas feitas em cooperação com a Bajaj Motorcycles e ambas usando o mesmo motor TR monocilíndrico de 400 cm3.
Para aqueles familiarizados com a linguagem de design atual da Triumph, tando a nova Speed 400 quanto a Scrambler 400 parecerão bastante familiares, porque usam soluções de estilo de outros membros do catálogo da marca e as aplicam a modelos de menor cilindrada do que a britânica vem oferecendo há décadas.
Tradicionalmente, os modelos da linha Speed na Triumph costumam ter preços similares aos da linha Scrambler e não deve ser diferente no caso das novidades com motor 400. O que é uma boa novidade é que a marca inglesa já confirmou que a Speed 400 será fabricada em três linhas de montagem: Índia, Tailândia e Brasil. No entanto, a divisão brasileira da marca ainda não se declarou a respeito nem da comercialização de sua moto mais barata por aqui, nem de sua fabricação nacional.
De qualquer forma, a dupla de motos de entrada da Triumph desenvolvidas com a Bajaj utilizam o mesmo propulsor. Trata-se de um monocilíndrico de 398 cm3 de capacidade, já com arrefecimento a líquido. Ele é capaz de entregar 40 cv de potência a 8.000 rpm e 3,8 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio é mecânico de 6 velocidades.
A Speed 400 usa um novo design híbrido de quadro de perímetro feito de aço tubular, juntamente com um subquadro traseiro aparafusado. A suspensão dianteira é composta por um garfo invertido com tubos de 43 mm que oferecem 140 mm de curso. A suspensão traseira consiste em um monoamortecedor de pré-carga ajustável com um reservatório externo.
Quanto aos freios, a Speed 400 recebe uma pinça radial de quatro pistões na frente com disco de freio de 300 mm. Na traseira, há uma única pinça flutuante e um disco de 230 mm. O ABS é de fábrica, assim como as linhas de freio de aço inoxidável trançadas. A Speed 400 usa rodas de liga leve de 17 polegadas de diâmetro, que vêm envoltas em pneus Metzeler Sportec M9RR de fábrica. Nas medidas, a nova Triumph Speed 400 tem 1.376 mm de entre-eixos. Tanque de combustível acomoda até 13 litros de combustível e o peso declarado é de 170 kg.
A nova moto mais barata da marca possui um acelerador eletrônico. Ele também vem com controle de tração desligável, bem como ABS dianteiro e traseiro, fornecidos pela Bosch. Um velocímetro analógico com uma tela LCD integrada faz a vez de painel de instrumentos na Speed 400, e você pode acessar sua funcionalidade por meio de um botão montado no guidão. Há também uma porta de carregamento USB-C. Como a maioria das novas motos lançadas em 2023, Triumph Speed 400 vem com iluminação totalmente por lâmpadas de LED. Uma trava de direção e um imobilizador também vêm de série na Speed 400.
A Triumph Speed 400 2024 virá em três opções de pintura bitons: Carnival Red, Caspian Blue ou Phantom Black. Ela será vendida em vários mercados em todo o mundo, começando na Índia em julho de 2023 e chegando a outros mercados ao redor do mundo nos próximos meses. Os preços ainda não foram revelados, mas a Triumph diz que oferecerá “preços competitivos em relação à categoria, a serem anunciados mediante disponibilidade”. Espera-se que a Speed 400 2024 comece a chegar às concessionárias Triumph em algum momento do primeiro trimestre de 2024.
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