O último grande lançamento da Honda no mercado brasileiro foi a nova CB 300F Twister. Antes disso, a PCX 160 entrou para o catálogo da companhia. Agora, a marca anunciou que pretende lançar 10 novas motos no Brasil até 2025. No entanto, a montadora não deu muitos detalhes sobre quais modelos estão por vir.
A marca declarou em comunicado apenas que os novos lançamentos devem fortalecer a presença da Honda em todos os segmento de motocicletas e também modernizar alguns modelos da linha atual. O anúncio foi feito por Marcelo Langrafe, diretor comercial da Honda, durante o Festival Interlagos, evento que ocorre na capital paulista até 25 de junho.
Enquanto a Honda não revelou quais motos chegarão daqui até 2025, os dois últimos grandes lançamentos da marca já podem dar pistas sobre os planos da montadora para sua linha de produção em Manaus (AM). Isso vale principalmente porque são modelos que ainda não possuem motos derivadas de seus projetos. O compartilhamento de componentes barateia e viabiliza mudanças mais radicais, como as que ocorreram com a Twister e a PCX 160.
Honda ADV 160 pode estar a caminho
Em setembro do ano passado, a Honda registrou as patentes da ADV 160 no Brasil. O modelo já é comercializado especialmente nos mercados asiáticos desde 2022. Assim como ocorre com a ADV atual, é a opção aventureira sobre a plataforma da PCX, scooter com a qual compartilha motorização e componentes.
Com a mudança de geração da PCX no ano passado, passando a utilizar o motor 160 no lugar do 150, a Honda ADV aguarda mudanças. A nova Honda ADV 160 revelada na Ásia trouxe poucas alterações visuais para a scooter com apelo aventureiro. Além de novas texturas nas carenagens laterais, nova grade do radiador e uma inscrição acima dos faróis, apenas os emblemas laterais sob o banco entregam que se trata da moto renovada de fato.
A grande mudança mesmo deverá ser de desempenho, pois a Honda ADV 160, como o nome diz, utilizará o propulsor melhorado da PCX 160. O monocilíndrico de 156,9 cm3 utiliza arrefecimento a líquido e tem comando simples no cabeçote com 4 válvulas, duas a mais que no motor 150 da ADV atual. A potência, por exemplo, passou de 13,2 cv a 8.500 rpm para 16 cv a 8.500 rpm no caso da PCX. Já o torque foi de 1,38 kgfm a 5.000 rpm para 1,5 kgfm a 6.500 rpm.
E uma nova XRE 300 Sahara?
A Honda XRE 300 passou por uma readequação na linha de montagem, levando a moto a deixar de ser oferecida em abril. Inicialmente não havia previsão de retorno, mas a moto voltou a aparecer no site da marca como disponível para compra. Mas sua ausência, ainda que temporária, abriu espaço para especulações.
No período em que a produção da Honda XRE 300 ficou com a produção suspensa, cresceram os rumores de que a marca estava trabalhando em uma nova geração da moto, que poderia retomar o sobrenome Sahara. A nomenclatura foi utilizada ao longo da década de 1990 também para uma aventureira da Honda.
A ideia seria utiliza o mesmo conjunto mecânico da Twister renovada. A última grande mudança que a Honda apresentou para a XRE 300 foi em novembro de 2018, quando foi apresentada a linha 2019, então a aventureira já está em tempo de receber mudanças maiores.