Em todo o mundo, as motos elétricas estão ganhando bastante força, principalmente entre scooters, que são focadas no uso diário, praticidade e conveniência. Muitas motocicletas desse tipo chegaram aos mercados internacionais nos últimos anos, com novas scooters elétricas sendo apresentadas tanto por montadoras estabelecidas quanto de marcas estreantes. 

Falando em novas scooters elétricas, em outubro de 2019, a Yamaha apresentou o conceito de scooter elétrica E01 no Salão do Automóvel de Tóquio. Agora, vários anos depois, essa scooter já está disponível no mercado asiático, com a Yamaha realizando testes e programas de leasing no Japão, Taiwan, Indonésia, Malásia e Tailândia. Parece que a scooter elétrica está pronta para chegar ao mercado europeu em seguida, e é claro o motivo, já que muitos países da União Europeia estão pressionando pela adoção acelerada da mobilidade elétrica. 

Yamaha E01 Electric Scooter Expected To Make European Debut In 2024

Quanto à Yamaha E01, ela é particularmente interessante porque usa a plataforma de scooter testada e comprovada e a prepara para o futuro com um trem de força elétrico de última geração. A E01 não usa um motor montado no cubo da roda traseira, como acontece com outros scooters mais baratos.

Em vez disso, como em um scooter a combustão, o motor elétrico do E01 é montado bem ao centro do chassi, proporcionando melhor equilíbrio ao veículo. Em termos de desempenho, os números são semelhantes aos de uma motocicleta de 125 cm3 movida a gasolina, mas é provável que ela seja muito mais potente do que isso. Para referência, o motor elétrico é classificado para 8,1 kW, ou cerca de 11 cv de potência, e 2,9 kgfm de torque.

Yamaha E01 - Carregamento

Quanto à bateria, ela tem 56,3 amperes-hora e 87,6 volts, 4,9 kWh de capacidade. De acordo com a Yamaha, a autonomia no mundo real deve ser de cerca de 100 km, enquanto a velocidade máxima da scooter está definida em 100 km/h. Vale a pena ressaltar que o número de autonomia declarado pode ser alcançado com uma velocidade média que não exceda 70 km/h. Além disso, a Yamaha incorporou um sistema de carregamento rápido que deve permitir que a scooter seja recarregada em apenas uma hora. Em tomadas comuns, levará cerca de cinco horas para carregar totalmente a scooter.

A Yamaha E01 tem muitas comodidades, incluindo um grande compartimento de armazenamento embaixo do assento com 23 litros de espaço. Ele é grande o suficiente para acomodar um capacete fechado, portanto, certamente também é grande o suficiente para armazenar seus itens essenciais diários. 

Até o momento, não há preço exato ou data de lançamento da Yamaha E01 no mercado europeu. Dito isso, a scooter elétrica já pode ser encontrada nas estradas francesas em fase de testes por meio de um programa de leasing. É provável que seja assim que a scooter também será distribuída para o resto da Europa, e espera-se que isso aconteça em 2024. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com