Estamos acompanhando a chegada da nova Honda CB 300F Twister 2023 desde novembro do ano passado. Ela será a substituta da CB 250F Twister, a moto mais vendida da marca acima da categoria de até 160 cilindradas. Os preços vieram apenas em meados de janeiro, quando a nova Twister começou a chegar nas lojas.

Aí veio a primeira surpresa: a moto não encareceu tanto, ainda mais considerando o nível de mudanças pelas quais passou. Na versão de entrada com freios combinados (CBS) a moto parte de R$ 18.900, um aumento de R$ 480. Já a configuração com ABS de série, parte de R$ 19.800 (+R$ 310). Os valores não incluem o frete. Agora, o Motor1.com Brasil teve um primeiro contato com a moto. Será que ela surpreende para além do valor?

Galeria: Honda CB 300F Twister 2023: primeiras impressões

O que a nova Honda CB 300F Twister 2023 traz?

Agora com linhas bem mais agressivas, a nova Honda CB 300F Twister deve começar a chegar nas lojas para brigar com a Yamaha FZ25 (Fazer 250). Quem estiver vendo semelhanças com a nova Honda Hornet 750, revelada na Europa, não é por acaso. Mesmo que o desenvolvimento seja feito no Brasil, o design da Honda segue preceitos globais. Daí veio o farol pontiagudo, as novas rodas, carenagens de tanque mais detalhadas e o banco com assentos separados.

Outro elemento da nova Honda CB 300F Twister 2023 que remete aos modelos maiores da Honda é o painel. É digital, ainda com tela LCD de alto contraste, porém ficou mais completo e seu visual com conta-giros circular lembra o usado pela linha CB 500 da marca. Ele também traz informações de computador de bordo como consumo médio e quantidade de combustível restante no tanque. O farol passa a contar com lâmpadas de LED e a moto também oferece carregador USB.

Nova Honda CB 300F Twister 2023

O chassi ainda é do tipo diamante, com trava dupla superior e o motor fazendo parte da estrutura, mas recebem algumas novidades como uma seção traseira redesenhada por conta dos assentos separados. O motor é considerado pela Honda como uma evolução do atual 250. Mas toda a parte do superior, incluindo cilindro e cabeçote foram alterados.

Isso aconteceu por conta do aumento de cilindrada, que passou dos atuais 249,5 cm3 para 293,5 cm3. A mudança veio do aumento do diâmetro do pistão (77 mm), enquanto o curso foi mantido (63 mm). Ela mantém o sistema flex, 2 válvulas de admissão, 2 válvulas de escape e comando simples no cabeçote. Por conta das mudanças, o radiador de óleo foi redimensionado, assim como o escapamento. Mas o arrefecimento do motor em si ainda é a ar.

Nova Honda CB 300F Twister 2023

Com as alterações o novo propulsor da Twister 2023 entrega até 24,7 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgfm de torque a 5.500 rpm quando abastecida com etanol. Na comparação com o atual 250, ganhou 2,1 cv de potência e 0,3 kgfm de torque. O câmbio de 6 velocidades teve as relações refeitas, com a primeira marcha mais curta. Porém, a novidade de transmissão é que a embreagem recebeu assistência para ter um acionamento mais leve, além de um elemento deslizante pare evitar o travamento da roda traseira em reduções fortes.

Na suspensão, a Twister 2023 não tem garfo invertido como a moto indiana, no entanto, os tubos das bengalas passaram de 37 mm de diâmetro para 41 mm. Segundo a Honda, o sistema mais tradicional com tubos maiores é para adicionar robustez na hora de encarar as vias brasileiras. O curso foi mantido em 130 mm. A suspensão traseira de amortecedor único, por outro lado, teve o curso ampliado de 108 mm para 120 mm e usa duas molas separadas, com durezas diferentes.

Honda CB 300F Twister 2023: primeiras impressões

As rodas ainda são de 17 polegadas e os freios foram mantidos com discos de 276 mm na frente e 220 mm atrás. São dois pistões na pinça dianteira para a versão ABS, sendo que a CBS tem um pistão extra na dianteira que é acionado pelo sistema combinado, ou seja, pelo pedal de freio traseiro.

Outra alteração veio nos pneus, agora Pirelli Diablo Rosso III. A medida dianteira, 110/70, é a mesma, mas a traseira foi ampliada para 150/60, mais largo e com perfil mais baixo. Nas medidas a moto tem 2.084 mm de comprimento, 1.390 mm de entre-eixos e o assento está a 789 mm do solo. O peso a seco declarado é de 139 kg.

O tanque de combustível tem 14,1 litros de capacidade, menos que os 16 litros da antiga Twister 250. Segundo a Honda isso ocorreu porque a nova Twister 300 ficou mais econômica. Testes do Instituto Mauá apontaram um consumo de 39,7 km/l em ciclo combinado com gasolina. Com etanol a velocidade final real aferida foi de 139,5 km/h.

Honda CB 300F Twister 2023: primeiras impressões

Amadurecimento visível

Não foi só no visual que a nova Honda CB 300F Twister 2023 ficou mais parecida com as motos maiores da marca. Vale lembrar que suas linhas são assinadas pela Honda do Brasil e podem ser vistas na CB 300 indiana e tiveram inspiração na nova Hornet 750. Se você não olhar o motor, vai realmente achar que se trata de uma moto da categoria de 500 cilindradas. Em resumo, ela deixou de parecer uma "grande CG" e está mais para uma "pequena CB 500F".

Atrás do guidão, mais estreito e elevado, a Twister 300 2023 oferece uma ergonomia correta e levemente colocando o condutor com o corpo pra frente. O tanque mais largo também oferece um encaixe melhor para os joelhos. O painel de LCD ajuda a passar a impressão também de uma moto de categoria superior. Pena que o conta-giros é pequeno e graduado de 2.000 em 2.000 rpm, ficando mais difícil uma leitura precisa.

O conjunto de suspensão dianteira é o mesmo que foi usado na CB 500F antiga. Com mais curso de suspensão e pneu mais largo na traseira, a nova Twister tem um comportamento mais firme e leve. Mesmo em estradas de serra mal cuidadas nos arredores de Paraibuna, o conjunto sobra, passa muita confiança e a sensação de moto plantada no asfalto. 

Honda CB 300F Twister 2023: primeiras impressões

Tal conjunto sobra porque, mesmo tendo evoluindo, o motor 300 ainda não chega a entregar 25 cv. Mas a mudança é bem perceptível. Saindo do farol, a primeira marcha mais curta fica logo para trás e mesmo manobras em baixas velocidades podem ser feitas com a segunda marcha sem dificuldades.

Houve uma melhoria perceptível no ronco também, encorpando a partir de 4.000 rpm. E daí até 6.000 ou 7.000 rpm (difícil dizer pelo conta-giros pequeno) é onde a nova Twister ficou mais gostosa na tocada, respondendo prontamente sem pedir reduções. Na estrada, a 120 km/h, o marcador registrou pouco mais de 7.000 rpm e a moto ainda vai mais um pouco. O propulsor ainda transmite vibrações para as pontas do guidão e as pedaleiras, sendo esse o único lembrete do motor, que ainda monocilíndrico afinal.

A nova Honda CB 300F Twister 2023 surpreende andando. Com um aumento pequeno de preço, era de se imaginar que ela teria perdido em algum ponto. Mas não, ela evolui e se aproximou das irmãs maiores. O certo seria concluir que a Honda tem um sucesso nas mãos, mas isso ela sempre teve. Ela simplesmente evoluiu.

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