No final de março, a Honda mexeu na linha da XRE 300. A moto aparecia no site oficial da marca como indisponível e as lojas já não estavam aceitando pedidos para a moto. Desde abril, sua produção estava suspensa. Agora, página dedicada da Honda XRE 300 voltou a mostrar preços para a aventureira, que está voltando às concessionárias.
Em abril, quando a XRE 300 parou de sair da linha de montagem da Honda, a marca declarou que "Em decorrência de impactos não previstos em nossa cadeia de suprimentos, teremos uma interrupção no fornecimento da XRE 300 a partir de abril. Por enquanto, não há previsão de retorno". Agora, com a volta das vendas, a moto deve ter as entregas normalizadas até setembro, de acordo com a previsão da Honda.
Olhando os valores no site da Honda, a XRE 300 continua sendo oferecida em três configurações: ABS, Adventure e Rally. Os preços partem de R$ 25.000 para a Honda XRE 300 ABS e vão até R$ 25.600 para as configurações Adventure e Rally, que se diferenciam entre si pelo esquema de pintura e adesivos. Os valores, como sempre, não incluem os custos de frete e as motos chegam mais caras do que isso às lojas.
O hiato na produção em decorrência de problemas na cadeia de suprimentos, agora resolvido, não gerou nenhuma alteração na Honda XRE 300. A linha 2023 da Honda XRE 300 havia sido apresentada em outubro do ano passado. No lançamento, a moto custava entre R$ 23.810 para a versão ABS, enquanto as Rally e Adventure ABS custavam então R$ 24.350.
A última grande mudança que a Honda apresentou para a XRE 300 foi em novembro de 2018, quando foi apresentada a linha 2019. Na época, a moto recebeu sistema ABS como item de série. Além disso, ganhou sistema de iluminação completa por lâmpadas de LED. O painel de instrumentos passou a ter informações de consumo e autonomia.
A XRE 300 2023 mantém também o motor monocilíndrico de 291,6 cm³ flex arrefecido a ar com injeção eletrônica. A potência com etanol no tanque chega a 25,6 cv a 7.500 rpm, enquanto que com gasolina ele rende 25,4 cv na mesma faixa de rotação. Já o torque com etanol é de 2,80 kgfm a 6.000 rpm, ante 2,76 kgfm quando abastecido com gasolina. O câmbio tem 5 marchas e a embreagem é multidisco banhada a óleo com acionamento mecânico.
Na parte ciclística, a trail traz chassi tubular de aço de arquitetura tipo berço semi-duplo, enquanto a suspensão dianteira tem padrão tipo telescópico com tubos de 41 mm de diâmetro e 245 mm de curso. Com curso de 225 mm, a suspensão traseira tem balança de alumínio ligada ao sistema Pro-Link. As rodas são aro 21” com pneu 90/90 na dianteira, enquanto na traseira ela vem com roda aro 18” calçada por pneu na medida 120/80. Os freios têm disco dianteiro de 256 mm de diâmetro e de 220 mm na traseira.
No período em que a produção da Honda XRE 300 ficou com a produção suspensa, cresceram os rumores de que a marca estava trabalhando em uma nova geração da moto, que poderia retomar o sobrenome Sahara. A nomenclatura foi utilizada ao longo da década de 1990 também para uma aventureira da Honda.
Globalmente, a Honda está vindo em uma onda de trazer nomes importantes de seu passado de volta. Há pouco tempo, foi apresentada a CB 750 Hornet. A esportiva sem carenagens foi logo seguida pela revelação da XL 750 Transalp. Em 2023, a Honda teria conseguido registrar a patente do nome Sahara novamente aqui no Brasil.
Para a XRE 300 em si, a boa notícia seria que, apesar do nome, a Honda deverá finalmente aposentar o motor de 300 cilindradas da atual XRE 300. Em seu lugar seria utilizado o atual propulsor 300 encontrado na nova CB 300F Twister e que já está apto a atender aos requisitos mais recentes de emissões poluentes e ruídos. No entanto, com o retorno da produção da XRE 300 sem alteração alguma, a Honda pode ter postergado tais planos, se é que eles existiram mesmo.
Fonte: Motoo
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