A Volkswagen deverá ampliar a oferta de veículos híbridos em seu portfólio como forma de acelerar a transição para eletrificação total que acontecerá a partir de 2030. Em entrevista concedida recentemente, o CEO da empresa para América do Norte, Pablo Di Si, deu detalhes sobre os próximos passos da estratégia e adiantou que um modelo híbrido do tipo plug-in está a caminho nos Estados Unidos.

De acordo com o executivo, o lançamento fará parte de uma etapa provisória do programa de eletrificação da empresa até que sejam concluídos os projetos de infraestrutura de carregamento que estão em andamento nos EUA. Apesar dos detalhes ainda bem guardados, já é certo que a tecnologia plug-in usada será emprestada da Audi.

Volkswagen Tiguan Allspace 2022 (EUA)

"Demora muito para desenvolver uma tecnologia. Se eu não tivesse nenhum híbrido plug-in no grupo, não seria uma boa ideia para colocar em prática", disse Di Si. "Até
eletrificar a América, acho que é uma transição perfeita. E nós temos a tecnologia, temos os sistemas, temos a engenharia, temos equipe", disse. 

"Quando você está falando do grupo Volkswagen na América do Norte, temos um híbrido plug-in: o Audi Q5 produzido no México. Eu dirigi o carro lá; é lindo, e o conjunto híbrido funciona muito bem", disse Di Si. "Portanto, temos híbridos plug-in no grupo. Temos a tecnologia", completou.

O Q5 híbrido plug-in é vendido na versão 55 TFSIe e combina motor turbo 2.0 TFSI a combustão (252 cv e 37,7 kgfm de torque) com um propulsor elétrico instalado na transmissão que, sozinho, entrega 143 cv e 35,7 kgfm. Ao todo, o conjunto entrega potência combinada de 367 cv e torque máximo de 50,9 kgfm. A bateria de 17,9 kWh (14,4 kWh líquidos) permite ainda autonomia entre 56 e 62 km no padrão WLTP, usando apenas o modo elétrico.

Audi Q5 Sportback TFSIe 2023

Como o sistema já está pronto na prateleira da Audi, o lançamento não deverá demorar para acontecer. Resta saber em qual modelo a Volkswagen aplicará o conjunto. Levando em conta a força dos SUVS na América do Norte, as principais apostas recaem sobre Tiguan Allspace e Atlas.

O Q5 híbrido plug-in já é vendido no Brasil e, em nossos testes, alcançou consumo de 38,8 km/litro na cidade utilizando o modo Auto Hybrid. Seria interessante ver o retorno do Tiguan Allspace ao mercado nacional com este conjunto.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com