Sandero volta a liderar vendas de carros na Europa em abril
Mercado segue crescendo e registra 9º mês consecutivo de evolução
As vendas de veículos novos na Europa registraram nova evolução em abril. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no Velho Continente, foram comercializadas nos 26 países da União Europeia, além do Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça, 964.932 unidades, 16,1% a mais em relação ao mesmo período de 2022.
Este foi o 9º mês consecutivo com crescimento, com participação direta do desempenho registrado nos quatro maiores mercados (Alemanha, Reino Unido, França e Itália), todos eles com altas acima dos 10%. Do total vendido em abril, 13% foram de modelos 100% elétricos. O acumulado do 1º quadrimestre (4.201.918) já é 17,2% melhor do que o do ano passado.
Entre as montadoras, apenas cinco das vinte primeiras colocadas tiveram desempenhos piores do que os de 2022. Líder, a Volkswagen (106.787) emplacou mais de 47 mil unidades de vantagem sobre a Audi (59.190), nº 1 entre as marcas premium no acumulado. Com 55.407 unidades, a Toyota deixou de ser a 2ª colocada pela 1ª vez desde dezembro de 2021.
POS. |
MARCA |
ABR.23 |
% MERCADO 2023 |
ABR.22 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VOLKSWAGEN |
106.787 |
11,1% |
82.002 |
9,9% |
30,2% |
2º |
AUDI |
59.190 |
6,1% |
47.066 |
5,7% |
25,8% |
3º |
TOYOTA |
55.407 |
5,7% |
57.211 |
6,9% |
-3,2% |
4º |
SKODA |
53.438 |
5,5% |
37.789 |
4,5% |
41,4% |
5º |
RENAULT |
53.164 |
5,5% |
39.118 |
4,7% |
35,9% |
6º |
BMW |
52.745 |
5,5% |
52.172 |
6,3% |
1,1% |
7º |
PEUGEOT |
52.104 |
5,4% |
45.635 |
5,5% |
14,2% |
8º |
KIA |
50.062 |
5,2% |
47.745 |
5,7% |
4,9% |
9º |
MERCEDES-BENZ |
49.474 |
5,1% |
48.273 |
5,8% |
2,5% |
10º |
DACIA |
44.590 |
4,6% |
30.828 |
3,7% |
44,6% |
11º |
FORD |
40.998 |
4,2% |
40.656 |
4,9% |
0,8% |
12º |
HYUNDAI |
39.742 |
4,1% |
41.069 |
4,9% |
-3,2% |
13º |
OPEL/VAUXHALL |
37.373 |
3,9% |
30.517 |
3,7% |
22,5% |
14º |
FIAT |
30.167 |
3,1% |
32.373 |
3,9% |
-6,8% |
15º |
CITROËN |
27.686 |
2,9% |
30.083 |
3,6% |
-8,0% |
16º |
VOLVO |
21.043 |
2,2% |
19.079 |
2,3% |
10,3% |
17º |
SEAT |
20.321 |
2,1% |
17.281 |
2,1% |
17,6% |
18º |
NISSAN |
18.602 |
1,9% |
19.283 |
2,3% |
-3,5% |
19º |
CUPRA |
15.345 |
1,6% |
10.162 |
1,2% |
51,0% |
20º |
TESLA |
14.030 |
1,5% |
1.467 |
0,2% |
856,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
964.932 |
... |
831.014 |
... |
16,1% |
|
ACUMULADO |
4.201.918 |
... |
3.585.944 |
... |
17,2% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Sétimo colocado em março após nove pódios consecutivos, o Dacia Sandero (18.659) assegurou sua 2ª liderança em 2023 – a outra foi em janeiro – graças a um crescimento de quase 45%. Numa briga apertada pela 2ª posição, vitória do VW T-Roc (16.746) sobre o Opel / Vauxhall Corsa (16.578). Em alta de praticamente 120%, o Clio (15.792) atingiu seu melhor posicionamento em 2023.
Maior rival do Renault, o Peugeot 208 (15.026) foi o único do top 10 com desempenho pior do que há um ano. Longe do topo desde fevereiro de 2022, o VW Golf (13.209) foi apenas o 9º colocado. Com o Duster (12.953) em 10º, a Dacia emplacou seus dois principais modelos no pelotão de cima. Líder no acumulado e preferido nos últimos dois meses, o Tesla Model Y (10.553) desta vez foi apenas o 17º.
POS. |
MODELO |
ABR.23 |
% MERCADO 2023 |
ABR.22 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
DACIA SANDERO |
18.659 |
1,9% |
12.913 |
1,6% |
44,5% |
2º |
VW T-ROC |
16.746 |
1,7% |
13.998 |
1,7% |
19,6% |
3º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
16.578 |
1,7% |
11.834 |
1,4% |
40,1% |
4º |
RENAULT CLIO |
15.792 |
1,6% |
7.202 |
0,9% |
119,3% |
5º |
PEUGEOT 208 |
15.026 |
1,6% |
15.615 |
1,9% |
-3,8% |
6º |
FIAT 500 |
13.775 |
1,4% |
12.835 |
1,5% |
7,3% |
7º |
TOYOTA YARIS CROSS |
13.626 |
1,4% |
9.562 |
1,2% |
42,5% |
8º |
VW TIGUAN / ALLSPACE |
13.612 |
1,4% |
- |
- |
- |
9º |
VW GOLF |
13.209 |
1,4% |
10.056 |
1,2% |
31,4% |
10º |
DACIA DUSTER |
12.953 |
1,3% |
9.347 |
1,1% |
38,6% |
11º |
SKODA OCTAVIA* |
12.817 |
1,3% |
3.884 |
0,5% |
230,0% |
12º |
KIA SPORTAGE |
12.153 |
1,3% |
11.635 |
1,4% |
4,5% |
13º |
HYUNDAI TUCSON |
12.010 |
1,2% |
10.788 |
1,3% |
11,3% |
14º |
FORD PUMA |
11.655 |
1,2% |
12.601 |
1,5% |
-7,5% |
15º |
RENAULT CAPTUR |
11.453 |
1,2% |
9.482 |
1,1% |
20,8% |
16º |
PEUGEOT 2008 |
10.787 |
1,1% |
7.038 |
0,8% |
53,3% |
17º |
TESLA MODEL Y* |
10.553 |
1,1% |
- |
- |
- |
18º |
TOYOTA YARIS |
10.357 |
1,1% |
12.448 |
1,5% |
-16,8% |
19º |
AUDI A3 |
10.208 |
1,1% |
8.500 |
1,0% |
20,1% |
20º |
VW POLO |
10.063 |
1,0% |
10.242 |
1,2% |
-1,7% |
21º |
PEUGEOT 3008 |
9.907 |
1,0% |
9.337 |
1,1% |
6,1% |
22º |
FORD KUGA |
9.802 |
1,0% |
8.165 |
1,0% |
20,0% |
23º |
NISSAN QASHQAI |
9.531 |
1,0% |
9.969 |
1,2% |
-4,4% |
24º |
MINI |
9.155 |
0,9% |
7.889 |
0,9% |
16,0% |
25º |
FIAT PANDA |
8.718 |
0,9% |
11.544 |
1,4% |
-24,5% |
26º |
CUPRA FORMENTOR |
8.657 |
0,9% |
7.517 |
0,9% |
15,2% |
27º |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
8.585 |
0,9% |
5.393 |
0,6% |
59,2% |
28º |
TOYOTA COROLLA |
8.573 |
0,9% |
11.678 |
1,4% |
-26,6% |
29º |
VW T-CROSS |
8.432 |
0,9% |
9.680 |
1,2% |
-12,9% |
30º |
VOLVO XC40 |
8.071 |
0,8% |
7.936 |
1,0% |
1,7% |
31º |
FORD FOCUS |
7.938 |
0,8% |
5.073 |
0,6% |
56,5% |
32º |
CITROËN C3 |
7.708 |
0,8% |
11.537 |
1,4% |
-33,2% |
33º |
PEUGEOT 308 |
7.543 |
0,8% |
7.556 |
0,9% |
-0,2% |
34º |
DACIA JOGGER* |
7.237 |
0,8% |
2.930 |
0,4% |
147,0% |
35º |
TOYOTA C-HR |
7.076 |
0,7% |
9.335 |
1,1% |
-24,2% |
36º |
MERCEDES CLASSE C |
7.017 |
0,7% |
5.701 |
0,7% |
23,1% |
37º |
HYUNDAI KONA |
6.997 |
0,7% |
8.279 |
1,0% |
-15,5% |
38º |
SKODA KAROQ* |
6.973 |
0,7% |
4.440 |
0,5% |
57,0% |
39º |
MG ZS* |
6.930 |
0,7% |
2.949 |
0,4% |
135,0% |
40º |
SKODA KAMIQ* |
6.738 |
0,7% |
4.920 |
0,6% |
37,0% |
41º |
VW TAIGO |
6.722 |
0,7% |
6.068 |
0,7% |
10,8% |
42º |
SKODA FABIA |
6.700 |
0,7% |
7.668 |
0,9% |
-12,6% |
43º |
BMW SÉRIE 1 |
6.661 |
0,7% |
6.016 |
0,7% |
10,7% |
44º |
SKODA KODIAQ |
6.606 |
0,7% |
5.641 |
0,7% |
17,1% |
45º |
SEAT ARONA |
6.562 |
0,7% |
5.987 |
0,7% |
9,6% |
46º |
VW ID.4* |
6.533 |
0,7% |
2.904 |
0,3% |
125,0% |
47º |
BMW X1 |
6.466 |
0,7% |
7.634 |
0,9% |
-15,3% |
48º |
RENAULT MEGANE* |
6.435 |
0,7% |
2.504 |
0,3% |
157,0% |
49º |
MERCEDES CLASSE A |
6.392 |
0,7% |
6.463 |
0,8% |
-1,1% |
50º |
VOLVO XC60* |
6.259 |
0,6% |
5.260 |
0,6% |
19,0% |
Observação: Os números de abril/22 dos modelos em destaque (*) são estimados.
Fontes: JATO / ACEA / Best Selling Cars Blog
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fora de linha no Brasil, Renault Sandero chega à linha 2023 na Argentina
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Sandero terá nova geração em 2027 com design robusto e versão elétrica
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Carros mais vendidos na Europa em fevereiro: Tesla duela com Sandero
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Semana Motor1.com: projeção adianta novo Duster, fim do Sandero e mais