Porsche 718 Spyder RS chega ao Brasil com motor de 911 e preço milionário
Versão mais potente do conversível já tem 500 cv de potência
A operação brasileira da Porsche anunciou irá comercializar no Brasil do novo 718 Spyder RS. O conversível esportivo é o mais potente da história desse tipo de carro com motor central da marca, que vem desde a apresentação do Boxster original no final da década de 1990. O modelo chegará por aqui com preços partindo de R$ 1.238.000, mas a pré-venda terá início futuramente até o final de 2023. As primeiras unidades devem chegar em 2024 apenas.
O propulsor do novo 718 Spyder RS é idêntico ao do cupê 718 Cayman GT4 RS. O motor boxer de seis cilindros 4.0 atinge rotações de até 9.000 rpm e gera uma potência de 500 cv e torque máximo de 45,9 kgfm. Também é o mesmo propulsor do 911 GT3, versão mais esportiva do icônico cupê da Porsche. Comparado com o 718 Spyder convencional, o novo topo de gama não só beneficia de 59 kW (80 cv) adicionais, como também acelera até aos 100 km/h meio segundo mais rápido.
Galeria: Porsche 718 Spyder RS - Lançamento no Brasil
A transmissão é a PDK, automatizada de dupla embreagem, com sete velocidades. A Porsche declara que o 718 Spyder RS acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, enquanto o 0 a 200 km/h corre em apenas 10,9 segundos. A velocidade máxima é agora de 308 km/h em vez de 300 km/h. Porém, não há opção de câmbio manual. Além do motor mais potente, o menor peso do novo modelo também contribui para o melhor desempenho: com 1.410 kg, o Spyder RS pesa 40 kg a menos que o 718 Spyder com transmissão PDK e também é cinco quilos mais leve que o 718 Cayman GT4 RS.
O chassi do 718 Spyder RS usa componentes do 718 Cayman GT4 RS e do 718 Spyder. Ele vem de fábrica com o PASM, sistema eletrônico de ajuste do comportamento da suspensão. O conjunto em si foi rebaixado em 30 milímetros. Ele também possui diferencial mecânico de deslizamento limitado, juntas de suspensão esféricas e rodas de alumínio forjado de 20 polegadas. Determinados parâmetros da suspensão podem ser ajustados individualmente, como altura, cambagem, convergência e barra estabilizadora. As taxas de mola e amortecedor ainda foram reduzidas na comparação com o 718 Cayman GT4 RS para obter uma configuração mais confortável.
Há dois opcionais para o novo Porsche 718 Spyder RS: o pacote Weissach e rodas forjadas de magnésio. Com o Weissach, as saídas de escapamento esportivas são feitas de titânio. O visual é inspirado na edição limitada do Porsche 935 de 2018. Um destaque visual dentro do carro é a parte superior do painel revestida com Race-Tex antirreflexo.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais serão os maiores lançamentos do mundo em 2025
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Porsche Boxster e Cayman a combustão saem de linha em 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Porsche 718 Spyder RS é despedida da combustão; veja impressões
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Flagra: Novo Porsche Boxster elétrico aparece em testes, mas chega só em 2025