O varejo completou quatro meses seguidos como a modalidade de vendas mais importante do país, respondendo por 50,24% dos 151.721 automóveis e comerciais leves registrados em abril. Desta vez, no entanto, a diferença em relação às vendas diretas foi inferior a 0,5 ponto percentual. A Chevrolet, com 15,53% do total, liderou entre as montadoras, com Fiat (15,18%), Volkswagen (13,21%), Toyota (13,14%) e Hyundai (9,17%) na sequência.
Após liderar entre os automóveis nos últimos dois meses, o Hyundai Creta (4.206) foi superado por um surpreendente HR-V (4.314), ambos com mais de 90% de seus emplacamentos – o Honda, vale destacar, havia sido o 15º colocado em fevereiro. O pódio foi completado pelo Chevrolet Onix (4.097), com o Toyota Corolla Cross (3.157) e o Volkswagen Polo (2.977) entre os cinco primeiros.
Considerando as vendas do Chevrolet Tracker (2.745), do Volkswagen T-Cross (2.300), do Fiat Pulse (2.261) e do Volkswagen Nivus (2.247), tivemos pelo menos 60% do top 10 preenchido por SUVs pela 9ª vez seguida. O Toyota Corolla, preferido por 2.518 unidades, foi mais uma vez o único sedã presente entre os primeiros colocados.
Segundo modelo mais vendido no geral em abril, o Hyundai HB20 (2.061) foi o 13º. Na disputa entre os modelos de entrada, o Renault Kwid (1.628) foi o mais bem posicionado, num modesto 17º lugar. Dupla da Porsche, Macan (149) e Cayenne (145) foram os únicos com 100% de seus registros sem depender de vendas diretas.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
ABR.23 (A) |
1º |
HONDA HR-V |
4.314 |
92,02% |
4.688 |
2º |
HYUNDAI CRETA |
4.206 |
90,26% |
4.660 |
3º |
CHEVROLET ONIX |
4.097 |
55,55% |
7.376 |
4º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.157 |
80,01% |
3.946 |
5º |
VOLKSWAGEN POLO |
2.977 |
49,10% |
6.063 |
6º |
CHEVROLET TRACKER |
2.745 |
67,31% |
4.078 |
7º |
TOYOTA COROLLA |
2.518 |
77,22% |
3.261 |
8º |
VOLKSWAGEN T-CROSS |
2.300 |
50,09% |
4.592 |
9º |
FIAT PULSE |
2.261 |
64,53% |
3.504 |
10º |
VOLKSWAGEN NIVUS |
2.247 |
60,70% |
3.702 |
11º |
FIAT FASTBACK |
2.135 |
86,58% |
2.466 |
12º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.085 |
39,38% |
5.295 |
13º |
HYUNDAI HB20 |
2.061 |
28,85% |
7.143 |
14º |
NISSAN KICKS |
1.942 |
63,57% |
3.055 |
15º |
JEEP COMPASS |
1.912 |
39,04% |
4.898 |
16º |
FIAT ARGO |
1.780 |
32,51% |
5.475 |
17º |
RENAULT KWID |
1.628 |
39,21% |
4.152 |
18º |
JEEP RENEGADE |
1.576 |
48,96% |
3.219 |
19º |
FIAT MOBI |
1.423 |
30,37% |
4.686 |
20º |
VOLKSWAGEN VIRTUS |
1.351 |
64,61% |
2.091 |
21º |
TOYOTA SW4 |
1.045 |
93,89% |
1.113 |
22º |
CITROËN C3 |
982 |
49,97% |
1.965 |
23º |
HONDA CITY |
904 |
93,78% |
964 |
24º |
HONDA CITY HATCH |
847 |
97,69% |
867 |
25º |
JEEP COMMANDER |
844 |
45,99% |
1.835 |
26º |
RENAULT DUSTER |
760 |
55,19% |
1.377 |
27º |
TOYOTA YARIS HATCH |
709 |
39,00% |
1.818 |
28º |
HYUNDAI HB20S |
708 |
36,95% |
1.916 |
29º |
FIAT CRONOS |
617 |
16,67% |
3.701 |
30º |
PEUGEOT 208 |
575 |
30,25% |
1.901 |
31º |
VOLKSWAGEN TAOS |
504 |
63,64% |
792 |
32º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
411 |
75,55% |
544 |
33º |
CHEVROLET SPIN |
379 |
34,96% |
1.084 |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
361 |
69,96% |
516 |
35º |
BMW X1 |
360 |
98,09% |
367 |
36º |
NISSAN VERSA |
354 |
56,01% |
632 |
37º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
325 |
77,75% |
418 |
38º |
BMW 320i |
320 |
95,24% |
336 |
39º |
NISSAN SENTRA |
295 |
65,56% |
450 |
40º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
288 |
32,32% |
891 |
41º |
VOLKSWAGEN GOL |
277 |
87,11% |
318 |
42º |
CHEVROLET EQUINOX |
240 |
82,19% |
292 |
43º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
182 |
88,35% |
206 |
44º |
PORSCHE MACAN |
149 |
100,00% |
149 |
45º |
PORSCHE CAYENNE |
145 |
100,00% |
145 |
46º |
CITROËN C4 CACTUS |
106 |
30,81% |
344 |
47º |
LAND ROVER DEFENDER |
105 |
78,36% |
134 |
48º |
MITSUBISHI PAJERO |
105 |
97,22% |
108 |
49º |
LAND ROVER DISCOVERY |
100 |
84,03% |
119 |
50º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
97 |
82,91% |
117 |
Já entre os comerciais leves, a Toyota Hilux (2.256) interrompeu uma liderança da Fiat Strada (2.097) que já durava algum tempo. Mais uma vez no pódio, a Chevrolet Montana (1.675) emplacou quase o dobro da Fiat Toro (869), que teve menos de 25% de suas unidades na modalidade. Destaque para a presença da van Ford Transit (200) no top 10, com quase 70% de seus emplacamentos.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
ABR.23 (A) |
1º |
TOYOTA HILUX |
2.256 |
70,52% |
3.199 |
2º |
FIAT STRADA |
2.097 |
26,05% |
8.051 |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
1.675 |
54,26% |
3.087 |
4º |
FORD RANGER |
1.048 |
77,00% |
1.361 |
5º |
FIAT TORO |
869 |
22,80% |
3.812 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
446 |
55,06% |
810 |
7º |
CHEVROLET S10 |
421 |
15,30% |
2.752 |
8º |
RENAULT OROCH |
298 |
25,73% |
1.158 |
9º |
FIAT FIORINO |
235 |
17,10% |
1.374 |
10º |
FORD TRANSIT |
200 |
69,93% |
286 |
11º |
VOLKSWAGEN AMAROK |
196 |
27,37% |
716 |
12º |
KIA K2500 |
191 |
98,45% |
194 |
13º |
NISSAN FRONTIER |
184 |
40,71% |
452 |
14º |
RAM 3500 |
178 |
32,36% |
550 |
15º |
FIAT SCUDO |
153 |
49,84% |
307 |
16º |
RENAULT MASTER |
145 |
16,35% |
887 |
17º |
VOLKSWAGEN / MAN EXPRESS |
144 |
90,57% |
159 |
18º |
VOLKSWAGEN SAVEIRO |
141 |
4,47% |
3.152 |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
134 |
100,00% |
134 |
20º |
CITROËN JUMPY |
126 |
75,00% |
168 |
21º |
IVECO DAILY |
117 |
100,00% |
117 |
22º |
FORD MAVERICK |
92 |
54,44% |
169 |
23º |
EFFA V21 |
59 |
100,00% |
59 |
24º |
PEUGEOT EXPERT |
54 |
71,05% |
76 |
25º |
RAM CLASSIC |
35 |
27,13% |
129 |
26º |
RAM 2500 |
31 |
37,80% |
82 |
27º |
PEUGEOT PARTNER |
29 |
40,85% |
71 |
28º |
EFFA V22 |
28 |
100,00% |
28 |
29º |
KIA UK2500 |
24 |
96,00% |
25 |
30º |
RAM 1500 |
23 |
28,40% |
81 |
31º |
IVECO DAILY 30-130 |
15 |
100,00% |
15 |
32º |
JEEP GLADIATOR |
12 |
75,00% |
16 |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
11 |
100,00% |
11 |
34º |
PEUGEOT BOXER |
11 |
91,67% |
12 |
35º |
BYD T3 |
8 |
100,00% |
8 |
36º |
CITROËN JUMPER |
4 |
80,00% |
5 |
37º |
EFFA V25 |
4 |
100,00% |
4 |
38º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
4 |
100,00% |
4 |
39º |
VOLKSWAGEN KOMBI |
4 |
100,00% |
4 |
40º |
JAC EJV5.5 |
3 |
100,00% |
3 |
41º |
FORD F150 |
2 |
13,33% |
15 |
42º |
GMC HUMMER EV EDITION 1 |
2 |
100,00% |
2 |
43º |
HYUNDAI HR |
2 |
100,00% |
2 |
44º |
IVECO DAILY 35-150 |
2 |
100,00% |
2 |
45º |
IVECO DAILY 5516 |
2 |
100,00% |
2 |
46º |
JAC IEV750 |
2 |
100,00% |
2 |
47º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 417 |
2 |
100,00% |
2 |
48º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 |
2 |
100,00% |
2 |
49º |
CHEVROLET C10 |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Honda HR-V 2025 é lançado com facelift; veja o que muda
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5T e o preço do sucesso