A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) passará por mudanças de funcionamento e terá atividades reduzidas nas próximas semanas. De acordo com informações confirmadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, a empresa colocará em regime de layoff entre 600 e 700 dos cerca de 2 mil trabalhadores da planta, começando a partir de 1º de junho. A medida poderá durar até cinco meses.
De acordo com o sindicato, o layoff foi motivado pela necessidade de adequação no volume de produção, devido à redução na demanda. “As paradas anteriores ainda eram ocasionadas pela falta de componentes, mas, agora, o que está pesando é a procura pelos veículos, por causa dos juros elevados e do crédito escasso", disse o diretor e representante do sindicato na montadora, Daniel de Camargo.
Com a redução das atividades, a fábrica passará a operar em apenas um turno de produção. Na prática, a produção diária de 500 veículos com dois turnos cairá para cerca de 300 unidades. A expectativa era fechar o ano de 2023 com aproximadamente 100 mil veículos produzidos, mas com o cenário de dificuldades a meta foi reduzida para 84 mil a 90 mil unidades.
Atualmente, vale lembrar, a fábrica está sem produzir o T-Cross (principal produto da planta). A produção foi suspensa no dia 10 de abril e só será retomada (em apenas um turno) no dia 2 de maio. Com isso, o SUV compacto ficará mais de 20 dias sem rodar nas linhas de montagem. A unidade também é responsável pela montagem do Audi Q3 para o mercado nacional.
Em nota, a Volkswagen confirma o lay-off e as mudanças na produção do T-Cross:
“A Volkswagen do Brasil informa que a fábrica de veículos de São José dos Pinhais (PR) terá um turno de produção em layoff, a partir de 1/6/2023, entre 2 e 5 meses. A ferramenta de flexibilização está prevista em Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da VW”.
Ao mesmo tempo em que enfrenta dificuldades de produção, o T-Cross ensaia importantes novidades no visual. Flagras já adiantaram que o modelo receberá reestilização de meia-vida em breve, com mudanças concentradas na dianteira e no interior. Ganhará novos para-choques, rodas e, na versão mais cara, receberá faróis inteligentes I.Q. Light.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba via AutoData
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Volkswagen T-Cross vende mais no Brasil do que China e Alemanha somadas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen T-Cross 2025 alcança 5 estrelas em segurança no Latin NCAP