A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) passará por mudanças de funcionamento e terá atividades reduzidas nas próximas semanas. De acordo com informações confirmadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, a empresa colocará em regime de layoff entre 600 e 700 dos cerca de 2 mil trabalhadores da planta, começando a partir de 1º de junho. A medida poderá durar até cinco meses.
De acordo com o sindicato, o layoff foi motivado pela necessidade de adequação no volume de produção, devido à redução na demanda. “As paradas anteriores ainda eram ocasionadas pela falta de componentes, mas, agora, o que está pesando é a procura pelos veículos, por causa dos juros elevados e do crédito escasso", disse o diretor e representante do sindicato na montadora, Daniel de Camargo.
Com a redução das atividades, a fábrica passará a operar em apenas um turno de produção. Na prática, a produção diária de 500 veículos com dois turnos cairá para cerca de 300 unidades. A expectativa era fechar o ano de 2023 com aproximadamente 100 mil veículos produzidos, mas com o cenário de dificuldades a meta foi reduzida para 84 mil a 90 mil unidades.
Atualmente, vale lembrar, a fábrica está sem produzir o T-Cross (principal produto da planta). A produção foi suspensa no dia 10 de abril e só será retomada (em apenas um turno) no dia 2 de maio. Com isso, o SUV compacto ficará mais de 20 dias sem rodar nas linhas de montagem. A unidade também é responsável pela montagem do Audi Q3 para o mercado nacional.
Em nota, a Volkswagen confirma o lay-off e as mudanças na produção do T-Cross:
“A Volkswagen do Brasil informa que a fábrica de veículos de São José dos Pinhais (PR) terá um turno de produção em layoff, a partir de 1/6/2023, entre 2 e 5 meses. A ferramenta de flexibilização está prevista em Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da VW”.
Ao mesmo tempo em que enfrenta dificuldades de produção, o T-Cross ensaia importantes novidades no visual. Flagras já adiantaram que o modelo receberá reestilização de meia-vida em breve, com mudanças concentradas na dianteira e no interior. Ganhará novos para-choques, rodas e, na versão mais cara, receberá faróis inteligentes I.Q. Light.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba via AutoData
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