De todos os carros que estrearam no Salão de Xangai 2023 esta semana, o Cannon CyberP!ckup 6x6 é um dos mais espetaculares. Não é um carro em si, mas sim um monstro de três eixos desenvolvido pela Great Wall Motors em parceria com a montadora local Chaojing Motors. A super picape com sua enorme distância do solo para enfrentar qualquer terreno tem um conjunto de 6 rodas de 18 polegadas com pneus off-road Cooper Discoverer AT3 de 33 polegadas.

É baseado no Shanhai Cannon, mas com um terceiro eixo e uma suspensão pesada com amortecedores de nitrogênio, juntamente com nada menos que cinco travas diferenciais controladas eletronicamente. O caminhão gigantesco foi desenvolvido para acomodar não apenas motores a gasolina e motores híbridos plug-in, mas também uma célula de combustível de hidrogênio e servir também como um veículo elétrico alimentado por bateria.

GMW Cannon CyberP!ckup 6x6

Os 3 eixos chamam muito a atenção na Cannon GWM CybperP!ckup

A resposta bastante inesperada da China ao Mercedes-AMG G63 6x6 é a versão PHEV (híbrido plug-in) que utiliza um motor V6 de 3,0 litros de dupla turbina em combinação com um motor elétrico para fornecer uma potência total de 510 cv e torque de 750 Nm (76 kgfm). Nesta versão, espera-se que o conjunto de baterias não reveladas forneça cerca de 50 quilômetros de alcance elétrico.

GMW Cannon CyberP!ckup 6x6

O estilo não é o que chamaríamos de totalmente original, já que estamos vendo muita influência das picapes Toyota Tundra e da Ram 1500 para criar uma picape grande de aparência robusta. Entre as características dignas de nota desta cabine dupla estão o guincho de alumínio, um par de ganchos para reboque, pára-lamas abaulados e uma porta traseira com divisão 60:40.

O interior segue um padrão moderno, com revestimentos internos bem claros para dar ainda mais amplitude. Chama a atenção até mesmo o volante, totalmente branco, e o amplo uso de alumínio no console central e painel. Uma tela gigante na região central, para o sistema multimídia e de gerenciamento do carro, e um outra tela para os instrumentos também são notadas nas imagens.

GMW Cannon CyberP!ckup 6x6
GMW Cannon CyberP!ckup 6x6
GMW Cannon CyberP!ckup 6x6

Embora seja produzida por um parceiro local, a nova super picape da GWM carrega o DNA da Poer, divisão de picapes da gigante chinesa. Será a Poer a responsável pelo primeiro modelo GWM produzido no Brasil, a partir do ano que vem, já com o conjunto híbrido.

GMW Cannon CyberP!ckup 6x6

Detalhe no farol indica a marca de picapes Poer da GMW

Pode parecer algo que normalmente vemos em uma exposição de carros e nunca mais depois disso, mas já foram feitos flagras de protótipos camuflados. A mídia automotiva chinesa relata que a besta 6x6 está entrando em produção. Além disso, a revista australiana CarExpert indica que o super caminhão já foi homologado na República Popular, com um derivado 4x4 também planejado.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com