Apresentada em fevereiro, quando iniciou a pré-venda, a Ford F-150 2023 finalmente está chegando ao Brasil. As primeiras unidades da caminhonete desembarcaram no país, para serem entregues aos clientes que compraram as 500 unidades disponibilizadas para venda antecipada. Porém, o prazo de entrega ainda é de 90 a 120 dias, embora a Ford diga que, em muitos casos, a picape possa chegar ainda antes para os compradores.
Com as picapes no país, a Ford agora fará o processo de documentação e começará a enviar as picapes para as concessionárias escolhidas durante a pré-venda. Enquanto isso, a fabricante afirma que mais lotes da F-150 estão programados para chegar nos próximos meses e que as vendas da caminhonete agora serão feitas diretamente nas lojas, que informarão o prazo de entrega previsto.
Quem perdeu a chance de comprar a F-150 na pré-venda pagará caro por isso, literamente. Isto porque, pouco depois de um mês depois do lançamento, os preços foram reajustados. A versão Lariat ficou R$ 9.990 mais cara, passando a ser vendida por R$ 479.990. No caso da configuração topo de lina Platinum, o valor agora é de R$ 509.990 após o reajuste de R$ 19.990. Como comparação, a Ram 1500 Rebel, sua única rival no país até que a Chevrolet inicie as vendas da Silverado, parte de R$ 456.990 e chega a R$ 476.425 com o único pacote opcional disponível.
Por não ter capacidade de carga de 1 tonelada, algo que acontece com todas as picapes deste porte, não pode ser vendida no Brasil com motor diesel. Assim, a F-150 disponível no país utiliza o motor 5.0 V8 aspirado compartilhado com o Mustang, porém com um ajuste diferente para entregar 405 cv e 56,7 kgfm. Como é de se esperar, tem tração 4x4 com reduzida de série e trabalha com um câmbio automático de 10 marchas.
Todas as picapes desta categoria posicionam-se como uma opção bem mais luxuosa e, por tanto, mais cara, do que as caminhonetes médias. No caso do modelo da Ford, vem de série com ar-condicionado de duas zonas e saídas traseiras, rodas de 20 polegadas com pneus 275/60, faróis de LED, teto-solar panorâmico, painel de instrumentos digital de 12 polegadas, central multimídia com display de 12 polegadas, sistema de som Bang&Olufsen com 8 altofalantes, tampa da caçamba com abertura e fechamento elétrico, 8 airbags, câmera 360° e mais. A versão Platinum adiciona rodas de 20 polegadas cromadas, sistema de som com 18 alto-falantes, estribo lateral retrátil e detalhes cromados no acabamento.
Não é a única novidade da Ford para este na área das picapes. A fabricante revelou que as primeiras unidades da Maverick com motorização híbrida já chegaram ao país e que o lançamento acontecerá ainda no primeiro semestre. Na segunda metade do ano será a vez da nova geração da Ranger, que será produzida na Argentina.