Pelo 3º mês seguido, o varejo foi a modalidade de vendas mais importante do mercado brasileiro. Março, no entanto, marcou uma redução da vantagem em relação às vendas diretas, com 51,15% dos 186.583 automóveis e comerciais leves emplacados, contra mais de 56% em fevereiro. Fiat (16,43%), Chevrolet (15,26%), Toyota (13,58%), Volkswagen (12,15%) e Hyundai (10,38%) repetiram as mesmas posições do mês anterior na disputa entre as montadoras.
Com quase 93% de seus registros na modalidade, o Hyundai Creta (5.434) repetiu a liderança de fevereiro, a 3ª nos últimos cinco meses. O pódio, aliás, foi o mesmo do mês anterior, com o Chevrolet Onix (4.691) à frente do Toyota Corolla Cross (4.100). 15º colocado no último ranking, o Honda HR-V (3.780) saltou onze posições.
Único Volkswagen no top 10, o Polo venceu a disputa contra o Hyundai HB20 pela 5ª posição por pouco mais de 100 unidades (3.460 x 3.336), ambos com forte dependência das vendas diretas. O Chevrolet Tracker (3.285), quarto em fevereiro, caiu três posições. Contando com a 8ª posição do Fiat Fastback (3.181) e com o 10º lugar do Nissan Kicks (2.897), este foi o 8º mês seguido com pelo menos 60% de SUVs entre os líderes.
Nono, o Toyota Corolla (3.006) foi o único sedã no top 10. Dentre os modelos mais baratos do mercado, o Renault Kwid (2.635) novamente foi o mais bem posicionado (13º). Quatro modelos tiveram todos os seus emplacamentos no varejo: os Porsche Macan (228) e Cayenne (195), o BYD Song Plus (205) e o Mercedes-Benz GLB (147).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAR.23 (A) |
1º |
HYUNDAI CRETA |
5.434 |
92,87% |
5.851 |
2º |
CHEVROLET ONIX |
4.691 |
56,63% |
8.283 |
3º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
4.100 |
90,89% |
4.511 |
4º |
HONDA HR-V |
3.780 |
93,03% |
4.063 |
5º |
VW POLO |
3.460 |
42,21% |
8.197 |
6º |
HYUNDAI HB20 |
3.336 |
39,89% |
8.363 |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
3.285 |
60,49% |
5.431 |
8º |
FIAT FASTBACK |
3.181 |
88,24% |
3.605 |
9º |
TOYOTA COROLLA |
3.006 |
77,77% |
3.865 |
10º |
NISSAN KICKS |
2.897 |
59,81% |
4.844 |
11º |
FIAT PULSE |
2.857 |
66,81% |
4.276 |
12º |
VW T-CROSS |
2.683 |
49,50% |
5.420 |
13º |
RENAULT KWID |
2.635 |
39,30% |
6.704 |
14º |
VW NIVUS |
2.459 |
76,60% |
3.210 |
15º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.410 |
33,92% |
7.104 |
16º |
FIAT ARGO |
2.233 |
36,19% |
6.171 |
17º |
FIAT MOBI |
1.872 |
29,32% |
6.384 |
18º |
JEEP COMPASS |
1.817 |
26,00% |
6.988 |
19º |
JEEP RENEGADE |
1.681 |
35,96% |
4.674 |
20º |
TOYOTA SW4 |
1.341 |
94,97% |
1.412 |
21º |
HONDA CITY HATCH |
1.284 |
95,82% |
1.340 |
22º |
HONDA CITY |
1.157 |
92,63% |
1.249 |
23º |
HYUNDAI HB20S |
1.115 |
55,06% |
2.025 |
24º |
CITROËN C3 |
1.112 |
54,64% |
2.035 |
25º |
RENAULT DUSTER |
1.087 |
53,52% |
2.031 |
26º |
VW VIRTUS |
1.067 |
68,31% |
1.562 |
27º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.056 |
52,38% |
2.016 |
28º |
FIAT CRONOS |
831 |
24,14% |
3.442 |
29º |
JEEP COMMANDER |
792 |
31,40% |
2.522 |
30º |
VW TAOS |
767 |
89,71% |
855 |
31º |
VW GOL |
603 |
81,38% |
741 |
32º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
558 |
85,45% |
653 |
33º |
BMW 320i |
505 |
91,65% |
551 |
34º |
CHEVROLET SPIN |
444 |
24,93% |
1.781 |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
434 |
91,37% |
475 |
36º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
432 |
46,35% |
932 |
37º |
PEUGEOT 208 |
393 |
18,71% |
2.101 |
38º |
NISSAN VERSA |
375 |
50,61% |
741 |
39º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
339 |
70,77% |
479 |
40º |
CHEVROLET EQUINOX |
310 |
90,64% |
342 |
41º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
233 |
90,31% |
258 |
42º |
PORSCHE MACAN |
228 |
100,00% |
228 |
43º |
BMW X1 |
210 |
85,71% |
245 |
44º |
BYD SONG PLUS |
205 |
100,00% |
205 |
45º |
PORSCHE CAYENNE |
195 |
100,00% |
195 |
46º |
LAND ROVER DISCOVERY |
189 |
93,56% |
202 |
47º |
TOYOTA RAV4 |
174 |
98,86% |
176 |
48º |
CITROËN C4 CACTUS |
155 |
27,48% |
564 |
49º |
MITSUBISHI PAJERO |
151 |
97,42% |
155 |
50º |
MERCEDES GLB |
147 |
100,00% |
147 |
Entre os comerciais leves, se a liderança geral da Fiat Strada (3.051) tem sido comum nos últimos meses, a grande novidade é a nova Chevrolet Montana (2.892) saltando da 6ª para a 2ª posição nas últimas semanas, à frente da Toyota Hilux (2.837) e vendendo quase o triplo da rival Fiat Toro (1.045). Com menos de 14% de suas unidades no varejo, a Chevrolet S10 foi apenas a 9ª colocada.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAR.23 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
3.051 |
30,71% |
9.935 |
2º |
CHEVROLET MONTANA |
2.892 |
72,52% |
3.988 |
3º |
TOYOTA HILUX |
2.837 |
65,04% |
4.362 |
4º |
FORD RANGER |
1.560 |
78,87% |
1.978 |
5º |
FIAT TORO |
1.045 |
18,64% |
5.607 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
587 |
61,66% |
952 |
7º |
RENAULT OROCH |
407 |
33,69% |
1.208 |
8º |
FIAT FIORINO |
388 |
23,75% |
1.634 |
9º |
CHEVROLET S10 |
373 |
13,81% |
2.701 |
10º |
KIA K2500 |
284 |
99,30% |
286 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
264 |
46,23% |
571 |
12º |
FORD TRANSIT |
235 |
69,73% |
337 |
13º |
VW AMAROK |
234 |
38,94% |
601 |
14º |
FIAT SCUDO |
216 |
57,14% |
378 |
15º |
CITROËN JUMPY |
206 |
89,18% |
231 |
16º |
VW / MAN EXPRESS |
168 |
75,00% |
224 |
17º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
157 |
100,00% |
157 |
18º |
VW SAVEIRO |
154 |
5,84% |
2.637 |
19º |
RENAULT MASTER |
153 |
19,39% |
789 |
20º |
PEUGEOT EXPERT |
133 |
86,36% |
154 |
21º |
IVECO DAILY |
125 |
100,00% |
125 |
22º |
RAM 3500 |
95 |
17,18% |
553 |
23º |
EFFA V21 |
70 |
100,00% |
70 |
24º |
FORD MAVERICK |
69 |
86,25% |
80 |
25º |
PEUGEOT PARTNER |
51 |
60,00% |
85 |
26º |
RAM CLASSIC |
50 |
19,92% |
251 |
27º |
EFFA V22 |
46 |
100,00% |
46 |
28º |
RAM 1500 |
36 |
20,45% |
176 |
29º |
RAM 2500 |
27 |
14,14% |
191 |
30º |
IVECO DAILY 30-130 |
15 |
100,00% |
15 |
31º |
PEUGEOT BOXER |
8 |
72,73% |
11 |
32º |
EFFA V25 |
7 |
100,00% |
7 |
33º |
FORD F150 |
7 |
100,00% |
7 |
34º |
JEEP GLADIATOR |
6 |
66,67% |
9 |
35º |
CITROËN JUMPER |
5 |
100,00% |
5 |
36º |
BYD T3 |
4 |
100,00% |
4 |
37º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
4 |
100,00% |
4 |
38º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 |
4 |
100,00% |
4 |
39º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
3 |
100,00% |
3 |
40º |
IVECO DAILY 35-150 |
3 |
100,00% |
3 |
41º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
3 |
100,00% |
3 |
42º |
VW KOMBI |
3 |
100,00% |
3 |
43º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
2 |
100,00% |
2 |
44º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
100,00% |
2 |
45º |
CHEVROLET C10 |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
FIAT DUCATO |
1 |
33,33% |
3 |
48º |
FORD F250 |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
GMC HUMMER EV EDITION 1 |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
GMC SIERRA |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Montana não consegue nota máxima no Latin NCAP
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Avaliação: Chevrolet Montana LT para quem ainda faz questão de câmbio manual
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Chevrolet Montana LTZ e Premier têm promoção com financiamento sem juros
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Chevrolet Montana 2024 tem novo aumento e fica até R$ 4.200 mais cara