A Toyota segue com a campanha de divulgação da nova geração da Tacoma, picape média norte-americana que é uma prima da Hilux vendida no resto do mundo. Desta vez, a fabricante japonesa revela uma imagem da traseira da caminhonete, mostrando o emblema “I-Force Max”, nome que a empresa usa para o sistema híbrido que está na enorme Tundra. Esta mesma mecânica deve ser levada para a nova Hilux, que também contará com uma versão eletrificada.

Como apresentou somente a imagem, a Toyota não falou nada sobre a motorização híbrida da Tacoma. O fato de usar o mesmo nome da Tundra é um bom indicativo do que podemos esperar. A picape grande rival de Ford F-150 e Chevrolet Silverado usa um motor 3.4 V6 biturbo a gasolina de 394 cv, combinado a um motor elétrico posicionado na transmissão, entregando uma potência combinada de 443 cv e um torque máximo de 80,6 kgfm. Nos EUA, este conjunto registrou um rendimento de 8,5 km/litro na cidade, 10,2 km/litro na estrada e 9,3 km/litro no consumo combinado. A energia é armazenada em um conjunto de baterias de niquel-metal hidreto de 1,87 kWh.

Nova Toyota Tacoma teaser

No caso da Tacoma, a fabricante pode optar por usar um motor menor para que seja mais eficiente. Ainda não sabemos se a Toyota manterá as motorizações atuais, que são um 3.5 V6e um 2.7 de quatro cilindros, ambos aspirados. A única certeza é que o sistema híbrido será reservado para as versões mais caras. Uma possibilidade, já levantada por algumas mídias, é que adote o 2.4 turbo que equipa o Toyota Crown e o Lexus RX 500h, com potência por volta de 360 cv.

Outras informações de bastidores apontam que a Toyota irá unificar a Tacoma com a Hilux, tanto na parte mecânica quanto de design. Ambas usarão a plataforma modular TNGA-F, usada também por Tundra e Land Cruiser. Caso esta informação esteja correta, a nova Hilux terá um visual inspirado nas imagens de registro que apareceram no Brasil, antecipando as linhas da Tacoma.

A quantidade de teasers indica que a estreia da Tacoma deve acontecer até meados do ano, iniciando as vendas no 2º semestre. Porém, não será o caso da Hilux. Os últimos rumores apontam que a picape média global fará sua estreia somente em 2025. Existe uma chance de que esta data seja a estreia comercial e que a apresentação ocorra ainda em 2024. No entanto, a produção na Argentina ainda levaria um tempo para começar. Espere ver a Hilux por aqui somente em 2025.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com