Após iniciar 2023 em baixa, o mercado de veículos novos na Alemanha retomou o crescimento em fevereiro. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializadas no mês passado 206.210 unidades, quase 3% a mais do que em 2022. O acumulado do 1º bimestre (385.457), por sua vez, é praticamente igual ao do ano passado – em números absolutos, são apenas 833 unidades a mais.
Líder entre as montadoras, a Volkswagen (39.519) aumentou em 0,8% sua participação de mercado no período. Vice, a Mercedes-Benz (21.682) ultrapassou os 10% de market share pelo 2º mês seguido. A Audi, preferida por 18.277 consumidores, repetiu a 3ª posição de janeiro. Com 7.711 unidades, a Tesla assegurou presença no top 10 pela 3ª vez nos últimos quatro meses.
POS. | MARCA | FEV.2023 | % MERCADO 2023 | FEV.2022 | % MERCADO 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | VW | 39.519 | 19,2% | 36.889 | 18,4% | 7,1% |
2º | MERCEDES-BENZ | 21.682 | 10,5% | 18.512 | 9,2% | 17,1% |
3º | AUDI | 18.277 | 8,9% | 16.381 | 8,2% | 11,6% |
4º | BMW | 14.885 | 7,2% | 15.619 | 7,8% | -4,7% |
5º | SKODA | 13.745 | 6,7% | 12.739 | 6,4% | 7,9% |
6º | OPEL | 9.637 | 4,7% | 11.698 | 5,8% | -17,6% |
7º | FORD | 8.933 | 4,3% | 9.167 | 4,6% | -2,6% |
8º | SEAT | 8.111 | 3,9% | 9.060 | 4,5% | -10,5% |
9º | TESLA | 7.711 | 3,7% | 5.944 | 3,0% | 29,7% |
10º | HYUNDAI | 6.970 | 3,4% | 7.373 | 3,7% | -5,5% |
11º | TOYOTA | 5.803 | 2,8% | 5.875 | 2,9% | -1,2% |
12º | FIAT | 5.706 | 2,8% | 5.804 | 2,9% | -1,7% |
13º | DACIA | 4.792 | 2,3% | 4.039 | 2,0% | 18,6% |
14º | KIA | 4.550 | 2,2% | 5.217 | 2,6% | -12,8% |
15º | PEUGEOT | 4.167 | 2,0% | 3.500 | 1,7% | 19,1% |
16º | RENAULT | 3.608 | 1,7% | 6.074 | 3,0% | -40,6% |
17º | CITROËN | 3.262 | 1,6% | 2.442 | 1,2% | 33,6% |
18º | MAZDA | 3.032 | 1,5% | 1.925 | 1,0% | 57,5% |
19º | VOLVO | 2.980 | 1,4% | 3.185 | 1,6% | -6,4% |
20º | MINI | 2.976 | 1,4% | 3.733 | 1,9% | -20,3% |
... | ... | ... | ... | ... | ||
TOTAL | 206.210 | 100,0% | 200.512 | 100,0% | 2,8% | |
ACUMULADO | 385.457 | 100,0% | 384.624 | 100,0% | 0,2% |
Na disputa entre os modelos, o VW Golf (7.655) repetiu a posição de honra do mês anterior. O grande destaque, no entanto, veio da Tesla: com 6.442 unidades, quase 190% acima do registrado há um ano, o Model Y garantiu a 2ª posição – de setembro para cá, esta foi a 3ª presença do elétrico no pódio alemão. Também com forte avanço (+78%), o VW T-Roc manteve o 3º lugar conquistado em janeiro.
Atrás do VW Tiguan (4.640) por apenas 9 unidades, o Skoda Octavia (4.631) completou o top 5. Com o Classe C (3.176) em 7º e o GLC (3.102) em 9º, a Mercedes-Benz emplacou dois modelos no top 10, algo que não ocorria há certo tempo. Destaque negativo para o BMW Série 3 (2.286) apenas em 20º, com queda acima de 30%.
POS. | MODELO | FEV.2023 | % MERCADO 2023 | FEV.2022 | % MERCADO 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | VW GOLF | 7.655 | 3,7% | 8.847 | 4,4% | -13,5% |
2º | TESLA MODEL Y | 6.442 | 3,1% | 2.254 | 1,1% | 185,8% |
3º | VW T-ROC | 5.462 | 2,6% | 3.061 | 1,5% | 78,4% |
4º | VW TIGUAN | 4.640 | 2,3% | 5.294 | 2,6% | -12,4% |
5º | SKODA OCTAVIA | 4.631 | 2,2% | 3.650 | 1,8% | 26,9% |
6º | OPEL CORSA | 3.191 | 1,5% | 3.408 | 1,7% | -6,4% |
7º | MERCEDES CLASSE C | 3.176 | 1,5% | 3.112 | 1,6% | 2,1% |
8º | AUDI A4 | 3.168 | 1,5% | 3.334 | 1,7% | -5,0% |
9º | MERCEDES GLC | 3.102 | 1,5% | 3.226 | 1,6% | -3,8% |
10º | MINI | 2.976 | 1,4% | 3.733 | 1,9% | -20,3% |
11º | VW PASSAT | 2.963 | 1,4% | 2.679 | 1,3% | 10,6% |
12º | VW TRANSPORTER | 2.503 | 1,2% | 2.569 | 1,3% | -2,6% |
13º | TOYOTA YARIS | 2.494 | 1,2% | 2.213 | 1,1% | 12,7% |
14º | VW T-CROSS | 2.442 | 1,2% | 2.730 | 1,4% | -10,5% |
15º | AUDI Q3 | 2.371 | 1,1% | 1.635 | 0,8% | 45,0% |
16º | FIAT 500 | 2.339 | 1,1% | 3.364 | 1,7% | -30,5% |
17º | OPEL MOKKA | 2.332 | 1,1% | 2.770 | 1,4% | -15,8% |
18º | FORD FOCUS | 2.300 | 1,1% | 1.882 | 0,9% | 22,2% |
19º | AUDI A6 | 2.295 | 1,1% | 2.112 | 1,1% | 8,7% |
20º | BMW SÉRIE 3 | 2.286 | 1,1% | 3.378 | 1,7% | -32,3% |
21º | MERCEDES CLASSE A | 2.212 | 1,1% | 1.491 | 0,7% | 48,4% |
22º | VW POLO | 2.195 | 1,1% | 2.162 | 1,1% | 1,5% |
23º | BMW X1 | 2.176 | 1,1% | 2.329 | 1,2% | -6,6% |
24º | BMW SÉRIE 5 | 2.132 | 1,0% | 2.089 | 1,0% | 2,1% |
25º | MERCEDES CLASSE E | 2.106 | 1,0% | 2.149 | 1,1% | -2,0% |
26º | VW ID.4 | 2.099 | 1,0% | 1.033 | 0,5% | 103,2% |
27º | DACIA DUSTER | 2.012 | 1,0% | 1.019 | 0,5% | 97,4% |
28º | VW TAIGO | 1.948 | 0,9% | 664 | 0,3% | 193,4% |
29º | VW ID.3 | 1.898 | 0,9% | 1.023 | 0,5% | 85,5% |
30º | SKODA FABIA | 1.876 | 0,9% | 1.717 | 0,9% | 9,3% |
31º | AUDI A3 | 1.858 | 0,9% | 3.172 | 1,6% | -41,4% |
32º | SEAT FORMENTOR | 1.837 | 0,9% | 2.594 | 1,3% | -29,2% |
33º | AUDI Q8 | 1.835 | 0,9% | 328 | 0,2% | 459,5% |
34º | MERCEDES GLA | 1.778 | 0,9% | 1.148 | 0,6% | 54,9% |
35º | AUDI Q5 | 1.757 | 0,9% | 1.083 | 0,5% | 62,2% |
36º | SKODA KAROQ | 1.733 | 0,8% | 1.783 | 0,9% | -2,8% |
37º | KIA CEED | 1.729 | 0,8% | 1.955 | 1,0% | -11,6% |
38º | FIAT DUCATO | 1.714 | 0,8% | 2.182 | 1,1% | -21,4% |
39º | FORD PUMA | 1.648 | 0,8% | 1.345 | 0,7% | 22,5% |
40º | DACIA SANDERO | 1.644 | 0,8% | 2.241 | 1,1% | -26,6% |
41º | SKODA KODIAQ | 1.607 | 0,8% | 1.623 | 0,8% | -1,0% |
42º | BMW X3 | 1.543 | 0,7% | 1.206 | 0,6% | 27,9% |
43º | FIAT PANDA | 1.515 | 0,7% | 231 | 0,1% | 555,8% |
44º | HYUNDAI KONA | 1.493 | 0,7% | 2.161 | 1,1% | -30,9% |
45º | MERCEDES CLASSE V | 1.470 | 0,7% | 1.555 | 0,8% | -5,5% |
46º | SEAT ATECA | 1.466 | 0,7% | 1.379 | 0,7% | 6,3% |
47º | MERCEDES GLB | 1.460 | 0,7% | 615 | 0,3% | 137,4% |
48º | VW CADDY | 1.433 | 0,7% | 1.980 | 1,0% | -27,6% |
49º | VW TOURAN | 1.417 | 0,7% | 1.241 | 0,6% | 14,2% |
50º | AUDI A1 | 1.404 | 0,7% | 612 | 0,3% | 129,4% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog