GWM lançará mais um carro em 2023; picape e SUV off-road ficam para 2024
Utilitário Jolion já roda em testes no Brasil e será híbrido, enquanto picape Poer será feita em Iracemápolis (SP) no ano que vem
Com as concessionárias abrindo em maio e a pré-venda do Haval H6 a todo vapor, a GWM começa a divulgar seus próximos planos para o mercado brasileiro. A fabricante chinesa promete mais um lançamento para este ano no país, programado para o 2º semestre – e tudo indica que será o SUV compacto Jolion, já visto em testes por aqui. Para 2024, a meta será iniciar a produção em Iracemápolis (SP) e lançar uma picape da linha Poer e um dos SUVs da marca Tank.
“A Poer e a Tank são para a metade do ano que vem. Vamos ter mais lançamentos ainda este ano, já estamos trabalhando em mais lançamentos para o 2º semestre deste ano”, afirma Oswaldo Ramos, CCO da GWM no Brasil. “Vem carro ainda este ano para o mercado brasileiro, a produção de Iracemápolis que começa no ano que vem, e já estamos trabalhando neles”, completa o executivo, que não deu mais detalhes sobre qual será este lançamento para a segunda metade de 2023.
Porém, não há muito mistério, pois o Haval Jolion foi flagrado pelas ruas brasileiras diversas vezes. Trata-se de um SUV médio que mede 4,47 metros de comprimento e com um entre-eixos de 2.70 m – como comparação, o Jeep Compass mede 4,40 m e tem um entre-eixos de 2,63 m. É o menor utilitário da marca Haval em alguns mercados globais como Austrália e Tailândia. A promessa anterior da GWM é que todos os seus carros no Brasil seriam eletrificados, então o Jolion deve chegar na versão híbrida convencional, usando um 1.5 turbo e um segundo motor elétrico, entregando um total de 190 cv e com um consumo declarado de 20 km/litro.
E para o ano que vem? A picape Poer está nos planos da GWM há tempos, porém os executivos brasileiros dizem que será um modelo novo e que ainda não foi apresentado na China. Sabemos que será um modelo médio, para enfrentar Toyota Hilux e Chevrolet S10. Em outro momento, Ramos disse que o primeiro veículo nacional será flex e eletrificado. O que é dito nos bastidores é que a caminhonete será este modelo.
O outro veículo nos planos da empresa é um SUV da marca Tank, especializada em veículos off-road de luxo, em uma pegada parecida com a Land Rover. O carro mais cotado é o Tank 300, que já foi visto em testes pelo Brasil. É equipado com um motor 2.0 turbo de 220 cv e, é claro, tração nas quatro rodas com reduzida.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Linha GWM Haval H6 2025 tem promoção com bônus de até R$ 15 mil
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
GWM produzirá mais um SUV e anti-Shark além do Haval H6 no Brasil
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Black Friday GWM: vejas as ofertas para Haval H6 e Ora 03 0km
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
BYD Song Plus Premium x GWM Haval H6 PHEV34: as principais diferenças