Quem entrar no site nacional da Honda verá algo estranho. A veterana XRE 300 ainda está relacionada na lista de produtos da marca, mas sua página dedicada diz apenas que a moto está "temporariamente indisponível". O momento não é propício, pois já circulavam rumores que a montadora estaria trabalhando em uma substituta com a base da nova Twister 300.
Esta nova moto teria o nome já registrado como XRE 300 Sahara no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Mas, até o momento, não havia nada além de uma conjectura. A indisponibilidade temporária exibida no site da Honda para a XRE 300 atual, porém, poderia dar um novo fôlego às especulações.
Contatada pelo Motor1.com Brasil, a Honda Motos do Brasil confirmou a indisponibilidade da moto e declarou que "Em decorrência de impactos não previstos em nossa cadeia de suprimentos, teremos uma interrupção no fornecimento da XRE 300 a partir de abril. Por enquanto, não há previsão de retorno".
A linha 2023 da Honda XRE 300 havia sido apresentada em outubro do ano passado. No lançamento, a moto custava entre R$ 23.810 para a versão ABS, enquanto as Rally e Adventure ABS custavam então R$ 24.350. Os valores não incluíam custos de frete ou seguro. A última grande mudança que a Honda apresentou para a XRE 300 foi em novembro de 2018, quando foi apresentada a linha 2019. Na época, a moto recebeu sistema ABS como item de série. Além disso, ganhou sistema de iluminação completa por lâmpadas de LED. O painel de instrumentos passou a ter informações de consumo e autonomia.
A XRE 300 2023 mantém também o motor monocilíndrico de 291,6 cm³ flex arrefecido a ar com injeção eletrônica. A potência com etanol no tanque chega a 25,6 cv a 7.500 rpm, enquanto que com gasolina ele rende 25,4 cv na mesma faixa de rotação. Já o torque com etanol é de 2,80 kgfm a 6.000 rpm, ante 2,76 kgfm quando abastecido com gasolina. O câmbio tem 5 marchas e a embreagem é multidisco banhada a óleo com acionamento mecânico.
Na parte ciclística, a trail traz chassi tubular de aço de arquitetura tipo berço semi-duplo, enquanto a suspensão dianteira tem padrão tipo telescópico com tubos de 41 mm de diâmetro e 245 mm de curso. Com curso de 225 mm, a suspensão traseira tem balança de alumínio ligada ao sistema Pro-Link. As rodas são aro 21” com pneu 90/90 na dianteira, enquanto na traseira ela vem com roda aro 18” calçada por pneu na medida 120/80. Os freios têm disco dianteiro de 256 mm de diâmetro e de 220 mm na traseira.
A XRE 300 é uma das motos com o projeto mais antigo dentro do catálogo da Honda e estaria apta a receber uma nova geração, ou uma substituta direta. É difícil saber o que causou a falha na cadeia de fornecimento de componentes da moto para a fábrica de Manaus (AM), mas o mais preocupante é a falta de uma previsão de retorno, que fará com que a moto "suma" das lojas. A Honda também não confirma uma futura XRE 300 Sahara, então só o tempo dirá qual será o destino da moto atual.
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