Honda XRE 300 sairá das lojas a partir de abril sem previsão de retorno
Marca alega um problema na cadeia de suprimentos, gerando interrupção no fornecimento da moto
Quem entrar no site nacional da Honda verá algo estranho. A veterana XRE 300 ainda está relacionada na lista de produtos da marca, mas sua página dedicada diz apenas que a moto está "temporariamente indisponível". O momento não é propício, pois já circulavam rumores que a montadora estaria trabalhando em uma substituta com a base da nova Twister 300.
Esta nova moto teria o nome já registrado como XRE 300 Sahara no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Mas, até o momento, não havia nada além de uma conjectura. A indisponibilidade temporária exibida no site da Honda para a XRE 300 atual, porém, poderia dar um novo fôlego às especulações.
Contatada pelo Motor1.com Brasil, a Honda Motos do Brasil confirmou a indisponibilidade da moto e declarou que "Em decorrência de impactos não previstos em nossa cadeia de suprimentos, teremos uma interrupção no fornecimento da XRE 300 a partir de abril. Por enquanto, não há previsão de retorno".
A linha 2023 da Honda XRE 300 havia sido apresentada em outubro do ano passado. No lançamento, a moto custava entre R$ 23.810 para a versão ABS, enquanto as Rally e Adventure ABS custavam então R$ 24.350. Os valores não incluíam custos de frete ou seguro. A última grande mudança que a Honda apresentou para a XRE 300 foi em novembro de 2018, quando foi apresentada a linha 2019. Na época, a moto recebeu sistema ABS como item de série. Além disso, ganhou sistema de iluminação completa por lâmpadas de LED. O painel de instrumentos passou a ter informações de consumo e autonomia.
A XRE 300 2023 mantém também o motor monocilíndrico de 291,6 cm³ flex arrefecido a ar com injeção eletrônica. A potência com etanol no tanque chega a 25,6 cv a 7.500 rpm, enquanto que com gasolina ele rende 25,4 cv na mesma faixa de rotação. Já o torque com etanol é de 2,80 kgfm a 6.000 rpm, ante 2,76 kgfm quando abastecido com gasolina. O câmbio tem 5 marchas e a embreagem é multidisco banhada a óleo com acionamento mecânico.
Na parte ciclística, a trail traz chassi tubular de aço de arquitetura tipo berço semi-duplo, enquanto a suspensão dianteira tem padrão tipo telescópico com tubos de 41 mm de diâmetro e 245 mm de curso. Com curso de 225 mm, a suspensão traseira tem balança de alumínio ligada ao sistema Pro-Link. As rodas são aro 21” com pneu 90/90 na dianteira, enquanto na traseira ela vem com roda aro 18” calçada por pneu na medida 120/80. Os freios têm disco dianteiro de 256 mm de diâmetro e de 220 mm na traseira.
A XRE 300 é uma das motos com o projeto mais antigo dentro do catálogo da Honda e estaria apta a receber uma nova geração, ou uma substituta direta. É difícil saber o que causou a falha na cadeia de fornecimento de componentes da moto para a fábrica de Manaus (AM), mas o mais preocupante é a falta de uma previsão de retorno, que fará com que a moto "suma" das lojas. A Honda também não confirma uma futura XRE 300 Sahara, então só o tempo dirá qual será o destino da moto atual.
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